Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 17 de Setembro de 2026


Política Quinta-feira, 13 de Março de 2014, 10:04 - A | A

Quinta-feira, 13 de Março de 2014, 10h:04 - A | A

Olarte não deve olhar para trás e cometer os mesmos erros de Bernal, diz Mario Cesar

Rodson Willyams - Especial para o Capital News - (www.capitalnews.com.br)

O presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, Mario Cesar Oliveira Fonseca (PMDB), concedeu entrevista ao programa Tribuna Livre, da 95,5FM, nesta quinta-feira (13), onde comentou sobre a sessão de julgamento que resultou na cassação do ex-prefeito Alcides Bernal (PP). Cesar também comentou sobre os desafios do novo prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP), que será empossado nesta manhã.

De acordo com o presidente da Casa de Leis, “tínhamos que tomar uma decisão, não tinha outro jeito e a população de Campo Grande nos outorgou o direito de poder representá-los da melhor forma possível”.

Ainda segundo ele, “quero deixar ressaltado que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) legitimou o nosso trabalho, o que foi ratificado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ontem, quando o presidente Joaquim Barbosa também opinou pela manutenção do julgamento. Nós não cometemos nenhum erro, de forma que houvesse a legalidade e pudesse fazer a sessão de julgamento. Enfim, a Câmara fez com todo o seu rito, com toda a tranquilidade e com toda a transparência o direito de defesa, o direito de fala e mantendo a ordem”.

Mario Cesar comentou que por diversas vezes tentou conversar com o então prefeito Alcides Bernal, mas que o mesmo não abriu espaço para uma conversa. “Eu me elegi presidente da Câmara Municipal no dia 1º de janeiro de 2013, no dia 2 de janeiro de 2013, eu comecei a procurar o prefeito Acides Bernal. Não me furtei em nenhum momento de procurá-lo e de estabelecer o diálogo. Quando ele se elegeu com mais de 270 mil votos ele se assegurou desses votos e disse: ‘Eu não preciso de ninguém porque a população me deu a prefeitura de Campo Grande’. Isso foi o maior equívoco eleitoral que ele cometeu, porque as pessoas que quiseram essa mudança também não tiveram confiança na expectativa que elas mesmas criaram. A Câmara sempre esteve disposta ajudar , mas não tinha diálogo, não tinha interlocução, não tinha nada”.

No entanto, para o presidente, “hoje se o prefeito que está [Gilmar Olarte] se ele olhar pra atrás e pelo menos se não cometer os mesmos erros que esse aí fez, ele vai fazer uma coalizão com a Câmara de Vereadores. Tenho certeza que nós vamos fazer as críticas que deverão ser feitas, até porque a crítica é saudável e construtiva”. E continuou, “o Gilmar Olarte tem muito trabalho, são projetos que estão parados em Brasília e que não foram retomados e há muita coisa pra ser feita”.

Sobre a possibilidade de Bernal recorrer à Justiça para voltar o cargo, o presidente da Casa de Leis afirmou que “a Justiça está aí pra isso, que o então ex-prefeito Alcides Bernal possa recorrer e espero que a Justiça de Mato Grosso do Sul tenha realmente a sabedoria sobre como agir, para que a gente e Campo Grande não possam viver um tumulto político e que [a cidade] continue crescendo para o bem de todos”, explicou.

Para Mario Cesar, “os diálogos já foram estabelecidos com atual prefeito e nós vamos dar posse hoje. O que nós queremos é fazer um governo de coalizão, suprapartidário com todos juntos para que Campo Grande possa voltar o que era”.

Agora que a terminou a Comissão Processante, Cesar disse que todos deverão seguir em frente. “É como estar dirigindo um carro sem olhar no retrovisor, olhar para frente e acabar com essa distinção de quem votou pra cá, de quem votou pra lá, chamar todo mundo o PT, PMDB, PSDB, PTdoB, PTB, PDT, PSB, Democratas, PSC, PRB, PSL, SDD e PPS. Chamar todo mundo para dentro para que a gente possa pensar para frente e não olhar para trás”.

No início da madrugada desta quinta-feira (13), o ex-prefeito Alcides Bernal foi cassado por 23 votos contra seis a favor pelos vereadores e substituído pelo então, ex-vice-prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte.

 


 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS