A segunda pesquisa Fiems/Ibrape, divulgada nesta quinta-feira (14), aponta queda do candidato do PT, senador Delcídio do Amaral, e do candidato do PMDB, ex-prefeito Nelson Trad Filho, e crescimento do candidato do PSDB, deputado federal Reinaldo Azambuja. Já a pesquisa espontânea revela que quase metade do eleitorado sul-mato-grossense, 45%, está indecisa.
A segunda pesquisa estimulada, em que são apresentados ao eleitor os nomes de todos os candidatos registrados pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), Delcídio aparece com 44%, queda de 2 pontos percentuais em relação à primeira rodada, Reinaldo Azambuja tem 21%, aumento de 3 pontos percentuais, Nelson Trad Filho fica com 20%, queda de 5 pontos percentuais, enquanto o candidato Evander Vendramini (PP) aparece com 2%, aumento de 1 ponto percentual. Os candidatos Professor Monge (PSTU) e Sidney Melo (PSOL) somaram, cada um, 1%, mantendo o mesmo percentual da 1ª rodada, enquanto os votos brancos e nulos totalizam 4%, mesmo índice da rodada anterior, e o percentual de indecisos chegou a 7%, crescimento de 3 pontos.
Delcídio do Amaral, de acordo com a 2ª rodada da pesquisa, lidera no interior com 49% das intenções de votos, queda de 4 pontos em relação à anterior, enquanto na Capital o percentual é de 32%, alta de 2 pontos percentuais. Já Reinaldo Azambuja soma 22% na Capital, aumento de 4 pontos, e 21% no interior, demonstrando crescimento de 5 pontos, enquanto Nelson Trad Filho tem 30% na Capital, queda de 5 pontos, e 15% no interior, redução de 6 pontos.

Foto: Reprodução/FIEMS
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, Delcídio também lidera com 28%, crescimento de 8 pontos percentuais em relação à 1ª rodada, Nelson Trad Filho aparece com 11%, mesmo índice da pesquisa anterior, e Reinaldo Azambuja tem 10%, aumento de 7 pontos, enquanto brancos e nulos somam 3%, mesmo percentual da anterior, e os indecisos 45%, redução de 15 pontos percentuais com relação à anterior.
Com relação à rejeição, o candidato do PMDB continua sendo mais rejeitado pelo eleitor sul-mato-grossense com 31%, seguido pelo candidato do PT com 28% e, em terceiro, o candidato do PSDB com 10%. Os candidatos do PP e do PSTU têm 8% cada e o do PSOL aparece com 7%, enquanto 8% não responderam.
A pesquisa Fiems/Ibrape ouviu, de 8 a 11 de agosto deste ano, 1.640 eleitores distribuídos em 40 municípios. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o grau de confiança de 95%.

Foto: Reprodução/FIEMS
Essa pesquisa Fiems/Ibrape foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº TSE/BR 00344/2014 e no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) com o nº TRE/MS 00025/2014