Capital News

Governador Reinaldo Azambuja e coordenador da Defesa Civil embarcam no helicóptero da PMMS para Aquidauana
O governador Reinaldo Azambuja cumpre agenda em Aquidauana nesta quinta-feira (22) ações de apoio às famílias afetadas pela enchente do Rio Aquidauana. De acordo com as informações divulgadas ontem pelo Imasul, considerada a segunda maior da história. A água chegou 10,42 metros, alagando várias regiões da cidade e da também da vizinha Anastácio. Pelo menos 36 ficaram desabrigadas.
Segundo as informações divulgadas pela assessoria, o chefe do executivo estadual chega às 10h30, no 9° Batalhão de Engenharia e Combate Carlos Camisão, do Exército Brasileiro. Além de Aquidauana, Anastácio, Bela Vista, Bonito, Dois Irmãos de Buriti, Jardim, Miranda, Nioaque e Porto Murtinho têm sofrido com os estragos causados pelas chuva.
Dezenas de famílias estão desabrigadas e as duas pontes que ligam Aquidauana e Anastácio estão embaixo d’água. O Exército improvisou uma travessia para pedestres com barcos.
De acordo com o Boletim da Sala de Situação do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), emitido nesta quarta-feira (21), “a Estação Aquidauana entrou em Emergência, atingiu o segundo maior nível de cheias dos últimos 50 anos e atualmente não há mais transmissão da cota”.
Miranda
O Rio Miranda é o próximo que pode transbordar. Na segunda-feira (19), o volume era de 2,65 metros e nesta quarta-feira (21) já chegava a 8,78 metros na altura do Km 21 e 6,28 metros no trecho que corta a cidade. De acordo com a Defesa Civil, com sete metros acima do nível o Rio Miranda já provoca alagamentos.