Quarta-feira, 10 de Setembro de 2008, 14h:20 -
A
|
A
Fiems reúne pela 1ª vez os três candidatos a prefeito de Dourados
Da Redaçao
A Fiems Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul conseguiu reunir, pela primeira vez desde o início da campanha eleitoral, os três candidatos a prefeito de Dourados. Na manhã desta quarta-feira (10/09), Ari Artuzi (PDT), Murilo Zauith (DEM) e Wilson Biasotto (PT) participaram, no anfiteatro do Sesi de Dourados, do projeto Encontros com a Indústria - Compromisso com o Desenvolvimento, que é uma oportunidade dos candidatos firmarem um compromisso com o setor produtivo e que também será realizado em Corumbá, no dia 16 de setembro, e Campo Grande, no dia 23 de setembro.
Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Marcolino Longen, os três candidatos demonstraram durante o evento que reúnem condições de administrar Dourados. Eles assumiram o compromisso de ajudar o Sistema S no desenvolvimento do setor industrial no município caso sejam eleitos, declarou, ressaltando que as principais bandeiras hoje da Federação é a capacitação da mão-de-obra e o desenvolvimento tecnológico das empresas. A indústria requer trabalhadores qualificados e por isso necessitamos do comprometimento dos candidatos nesse sentido, completou.
Sérgio Longen ressaltou ainda que o evento foi a contribuição da Fiems no fortalecimento da democracia, assegurando a participação das indústrias no processo eleitoral de Dourados e oferecendo a oportunidade para que os candidatos divulgassem e detalhassem suas propostas para o setor. Somos hoje em Dourados 720 indústrias que geram mais de 40 mil empregos diretos e o PIB Industrial lidera aqui, assim como em outros 15 municípios do Estado. Por isso mesmo, o Encontros com a Indústria é uma oportunidade ímpar para que todos nós, empresários e candidatos, possamos nos aproximar e conciliarmos idéias e propostas que visam o desenvolvimento sustentável do município, reforçou.
Candidatos
O Encontros com a Indústria teve duração de duas horas distribuídas em três partes, sendo que na primeira cada candidato teve 15 minutos para apresentar sua proposta, enquanto na segunda o presidente da Fiems fez perguntas diferentes, em separado, a cada um dos candidatos, que tiveram cinco minutos cada para responder e, já na terceira e última parte, foi reservada para as considerações finais, com cinco minutos para cada candidato.
Pelo sorteio, o primeiro a falar foi o Professor Biasotto, que destacou qual destino o próximo prefeito de Dourados vai oferecer à população do município. Ele ressaltou que não se pode mais dissociar o crescimento econômico do social ou eximir-se da responsabilidade de entregar um planeta viável para as gerações futuras. O nosso município oferece todas as condições para um desenvolvimento sustentável. Mato Grosso do Sul é a bola da vez na industrialização e Dourados está vinculado a isso, disse, prometendo criar pequenos núcleos industriais ao longo das rodovias que cortam Dourados para não sobrecarregar a infra-estrutura de uma determinada região.
Já Ari Artuzi, segundo a falar, destacou que Dourados oferece poucas condições para atrair mais indústrias e ele pretende mudar isso, ajudando os empresários que pretendem investir no município, promovendo a geração de empregos. Administrar é isso, estar ao lado do povo e da classe empresarial, declarou, completando que pretende buscar parcerias com a Fiems para fazer o possível e o impossível em prol do desenvolvimento de Dourados.
Último a falar, o candidato Murilo Zauith reforçou que o Estado passa pela industrialização e Dourados não pode perder a oportunidade de fazer parte desse processo. Mato Grosso do Sul é um dos Estados que mais se desenvolve no País e quero fazer de Dourados a capital econômica do nosso Estado, prometeu, informando que hoje o município é o sexto mais desenvolvido em Mato Grosso do Sul, mas que tem todas as condições para ser o primeiro. Queremos a ajuda da Fiems na qualificação da mão-de-obra local, pediu, informando ainda que vai municipalizar o Distrito Industrial e trazer mais logística de transporte para o município.
Segunda parte
Na segunda parte do Encontros com a Indústria, o presidente da Fiems fez perguntas diferentes, em separado, a cada um dos três candidatos, que tiveram cinco minutos cada para responder. Novamente, o primeiro foi o Professor Biasotto, que destacou a continuidade das parcerias com a Fiems e também com outras entidades pelo desenvolvimento do município. Precisamos trabalhar a dinamização do registro de abertura de novas empresas e para isso vamos criar o registro único. Além disso, queremos trazer um centro tecnológico para Dourados em parceria com a Fiems, disse.
Ari Artuzi disse que pretende mudar o local do Distrito Industrial de Dourados que hoje, na opinião dele, está em uma região desfavorável para os empresários. Lá falta acesso adequado, por isso, caso seja eleito, vou alterar de local, prometeu, completando que pretende batalhar para que o custo da energia elétrica seja reduzido para o setor produtivo e, para isso, pretende contar com a Fiems e com os outros prefeitos do Estado. Ele também disse que seu secretariado será composto por pessoas capacitadas e técnicas que ajudarão no desenvolvimento do município.
O candidato Murilo Zauith disse que a Prefeitura precisa ser ágil para que o município possa oferecer uma mão-de-obra qualificada. Pretendo, caso seja eleito, buscar uma parceria com a Fiems para capacitar os trabalhadores locais, pois sei que o setor não avança no município por falta de mão-de-obra qualificada, analisou, garantindo que pretende discutir com o setor produtivo os melhores caminhos para o desenvolvimento de Dourados. (Com informações da Assessoria da Fiems)