A recusa do candidato à prefeitura de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), em participar dos debates que seriam realizados pela TV Guanandi, TV Imaculada e SBT, e da sabatina da Federação das Indústrias de Mato Grosso do sul (FIEMS), gerou críticas por todos os lados.
Para o deputado federal Fabio Trad (PMDB _ MS), a atitude de Alcides Bernal é prova de seu desapreço aos métodos democráticos: “Insinua um comportamento que, se não toca o oportunismo explícito, tangencia preocupante sinal de aversão ao diálogo e ao contraditório. Na hipótese de ser eleito, deverá agir assim com os servidores municipais. Sentindo-se bem avaliado nas pesquisas, irá se trancar no seu gabinete e fará ouvidos moucos aos apelos dos que desejam dialogar”, afirmou o deputado sul-mato-grossense.
De acordo com a assessoria do candidato Alcides Bernal, a recusa em participar dos debates se deu por falta de compatibilidade de agenda.
O Senador Delcídio do Amaral saiu em defesa de Bernal, “Acho estranho como apareceu tanto debate de uma hora para outra, no primeiro turno não queriam fazer debates, agora tem debate toda hora, Bernal não está fugindo, a agenda de um candidato em reta final é imensa”, disse o Senador.
O candidato da coligação A Força da Gente, deputado estadual Alcides Bernal, confirmou a participação do debate da TV Morena, marcado para o próximo dia 26, o candidato da coligação Mais Trabalho Por Campo Grande, deputado federal Edson Giroto também confirmou a presença.