Durante audiência pública na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul),desta terça-feira (21), foi apresentado um novo projeto de licitação da BR-163 pelos Técnicos da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). O trecho norte da rodovia BR-163 em Mato Grosso do Sul soma custos de R$ 7,1 bilhões a serem aplicados durante os 30 anos do novo contrato de concessão.
“Esta audiência pública é uma etapa das discussões do projeto da nova concessão da BR-163. Ouvimos a população sul-mato-grossense para podermos adaptar o projeto às demandas locais e fazermos os aperfeiçoamentos necessários para o leilão. Temos consciência que a BR-163 é a principal artéria logística do Estado. Vamos buscar fazer um projeto que atenda as expectativas e contribua para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, afirmou o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale. Pelo cronograma da ANTT, o processo de relicitação, até a assinatura do contrato, estende-se até o terceiro trimestre de 2024.
A proposta causou insatisfação geral. Deputados estaduais, prefeitos e representantes de diferentes setores da sociedade criticaram a proposta apresentada pela ANTT.
“Nove anos de concessão, expectativa frustrada e pedágio sendo cobrado e o avanço das obras cessadas. É um problema para o Estado, sabemos das dificuldades, mas não podemos nos acomodar com esta situação. E este Executivo, com a força da Assembleia Legislativa e da bancada federal, nós haveremos de destravar os mecanismos para avançar na infraestrutura do Mato Grosso do Sul. Já falei e repito, se a União não quiser alguma dessas concessões, o Estado se credencia a assumir essas rodovias e fazer a concessão necessária”, comentou o governador Eduardo Riedel (PSDB).