Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 15 de Maio de 2025


Política Sexta-feira, 20 de Agosto de 2021, 10:51 - A | A

Sexta-feira, 20 de Agosto de 2021, 10h:51 - A | A

Empregabilidade

Em seminário, vereadores debatem recolocação profissional

Evento contou a participação de representantes de Entidades municipais

Lethycia Anjos
Capital News

Izaias Medeiros/CMCG

Em seminário, vereadores debatem recolocação profissional

Seminário de educação para o trabalho

Durante o seminário “Educação para o emprego”, realizado nesta quinta-feira (19), vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande debateram junto a representantes de Entidades municipais, medidas para auxiliar a recolocação profissional.

 

Presidente da comissão de Educação da Câmara, vereador professor Juari enfatizou que em meio às dificuldades vividas, ocasionadas principalmente pela pandemia de Covid-19 demanda ações mais complexas para prevenir o desemprego.

 

Entre as principais dicas debatidas no evento estão ser conciso e enxuto na disposição das informações, ter objetividade, formatar um currículo específico para cada vaga, mostrar que você é a pessoa para aquela posição e não exagerar nos dados. Conforme os palestrantes a falta de profissionalismo e erros de português são pontos decisivos para a contratação do candidato. 

 

Secretário de Estado da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), Eduardo Riedel, destacou que a instabilidade política e econômica do Brasil impactou diretamente o aumento do desemprego. “Mato Grosso do Sul é o quinto estado mais competitivo do país. Desde 2016, a instabilidade econômica e política no país fez o desemprego atingir patamares preocupantes, saltando para 11% e chegando a 14% em 2020, ano de maior desafio por causa da pandemia”, ressaltou. 

 

Para o vereador Professor Juari, a educação é o melhor caminho para combater o problema, segundo ele mesmo com o alto índice de desemprego, alguns empresários da Capital têm dificuldade de preencher as vagas que são ofertadas. “Hoje, a qualificação exigida para o trabalho está em constante evolução e o trabalhador precisa se manter atualizado e preparado, por isso a importância do evento”, explicou via assessoria. 

 

O também vereador, Papy ressaltou que a Comissão de Educação, promove ações com intuito de auxiliar trabalhadores que não possuem condição de buscar qualificação profissional. “Quando a pessoa precisa trabalhar o dia todo e não tem tempo é difícil para ela fazer um curso profissionalizante. Para isso precisamos que o curso esteja próximo da escola e que os jovens tenham acesso a esse conhecimento”. 

 

Na ocasião, o consultor de Negócios Wagner Garcia, palestrou sobre como as empresas realizam o procedimento de contratação, o especialista debateu sobre métodos e estratégias de recrutamento e deu dicas de como elaborar um currículo profissional visando ampliar as chances de ser chamado para uma entrevista. 

 

O seminário voltado a pessoas que buscam uma colocação profissional, contou com quatro palestras. Entre os palestrantes estavam Luciano Martins, Diretor -Presidente da Fundação Social do Trabalho (Funsat) e Adelaido Vila, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande (CDL-CG), representado por Ana Rita Amarilha e Marcia Scherer. 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS