O governador André Puccinelli disse na manhã desta segunda-feira (4) que a CPI que investiga a Construtora Delta deve chamar o Bird (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento) e não ele para prestar esclarecimentos sobre as obras da empreiteira no Estado. “A Delta participou de umas 15 licitações e ganhou uma por menor preço apenas”, explicou Puccinelli.
Para o governador de Mato Grosso do Sul, quem deve prestar esclarecimentos sobre a atuação da Delta no Estado é o BIRD. Segundo Puccinelli, a obra foi realizada com recurso provenientes de empréstimos junto a instituição financeira.
“A obra foi iniciada em 2010 e entregue em 2011; foi pago através de empréstimo do BIRD, supervisionado e fiscalizado pelo BIRD”, disse o governador.
A Comissão Parlamentar de Inquérito criada pelo Congresso Nacional investiga o esquema comandado por Carlinhos Cachoeira e deve também investigar os contratos da Delta Construtora em Mato Grosso do Sul. A empreiteira foi responsável pela obra em dois trechos na rodovia BR-262 e também na BR-163 e BR-267, através de convênios com o Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit/MS). O Tribunal de Contas do Estado (TCE) apontou em 2010, irregularidades nas obras dessas rodovias, como a falta de projeto básico, falhas na fiscalização e superfaturamento.
Apesar dos vários contratos com o Dnit/MS, a Delta não possui nenhum contrato com o Governo do Estado nem com a Prefeitura de Campo Grande. O governador André Puccinelli disse que gostaria que CPI viesse ao MS, declarou inclusive que orientou seus aliados em Brasília que votasse no Congresso Nacional em favor do esclarecimento dos fatos.
O governador participou nesta manhã da assinatura do lançamento do programa “ Leite Forte”, realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo. À tarde, o governador segue para Mundo Novo para entrega de obras no município.