A Comissão Especial para acompanhamento dos problemas da Santa Casa irá convocar a secretária de saúde do Estado, Beatriz Dobashi, e o secretário municipal de saúde, Leandro Mazina, para esclarecer a possível formação de novos quadros para comandar a instituição. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (21) durante audiência pública realizada na Câmara Municipal de Vereadores.
O relator da comissão, vereador Athayde Nery, afirmou que a sociedade deve ficar ciente de questões importantes.
Segundo a assessoria da câmara, Athayde ressaltou que a Comissão havia encaminhado ofícios solicitando requerimentos para apresentação de documentos tais como valor do repasse recebido, data da intervenção número de médicos do corpo clínico, dívidas vencidas e negociadas referentes aos bancos, entre outros.
Athayde acredita que três pontos chaves devem ser levados em consideração para resolver o impasse do maior hospital de Mato Grosso do Sul: o processo de transparência; a participação dos entes interessados, como a sociedade civil organizada; e o planejamento para a devolução da Santa Casa.
O vereador Loester Nunes, também presidente da Comissão Especial da Santa Casa, lembrou que a Comissão Especial de vereadores da Casa de Leis vem acompanhando a crise vivenciada pelo hospital, mas o parlamentar avisou que a Comissão não foi informada sobre a constituição de um novo grupo para tomar a Santa Casa.
“Queremos saber onde está o objetivo para se fazer isso. A Comissão foi abandonada pela junta interventora. Isso é muito ruim porque a nossa intenção é ajudar, para que o hospital atenda a população. Esses dias estavam querendo retirar os aparelhos da área de pediatria, iminência de se retirar do CTI Infantil são situações que a gente fica chateado, situação degradante”, disse o presidente.
Entretanto, de acordo com o informado pelo advogado da Santa Casa, Carmelino Resende, há uma lista publicada em edital com nomes de mais de 200 funcionários para compor a nova equipe para comandar o hospital.
Carmelino disse que “foi marcada uma reunião para o dia 27 deste mês para eleger a diretoria da Santa Casa, antes de o prefeito Nelson Trad Filho deixar o governo para transferir o patrimônio inteiro da Santa Casa, para uma fundação que foi constituída ilegalmente”.
Já o presidente da Associação Beneficente de Campo Grande, Wilson Telescon, afirmou que o ato foi imoral e que a atitude fere todos os cidadãos campo-grandenses.
“Quero dizer a publico que nós consideramos esse ato desesperador de quem já perdeu todas as possibilidades de se manter no poder. É um ato que atinge todo um grupo de cidadãos de homens honrados. Isso nos impede de tratarmos com a junta interventora de forma pacífica, pois teremos dificuldades em acreditar em qualquer atitude da junta interventora. Não podemos permitir que esse tipo de situação aconteça. A Associação Beneficente tem compromisso com o SU [Sistema Único de Saúde] e o nosso outro compromisso é com a transparência, em oito anos a junta interventora não demonstrou um único passo para ter transparência”, disse Wilson Telescon.
Como sugestão do vereador Alex, para resolver a situação, é necessário conclamar a sociedade para impedir a criação de uma possível instituição para comandar a Santa Casa.
“Não é a saúde pública que interessa esses governantes eles estão interessados em movimentar milhões e por isso que a saúde está um caos”, se indignou o vereador.
Reunião – está prevista para a próxima quarta-feira (28), a reunião pública a ser realizada pela Comissão Especial para resolver os problemas da Santa Casa. A reunião será, novamente, na Câmara Municipal de Vereadores.
