Quinta-feira, 18 de Setembro de 2008, 12h:46 -
A
|
A
Candidata a prefeita de Eldorado aparece em vídeo de compra de votos
Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)
A delegacia da Polícia Federal de Naviraí está desenvolvendo uma série de investigações no município de Eldorado. Todos os trabalhos, segundo agentes federais, estão acontecendo em segredo de justiça, para não atrapalhar a intimação dos acusados e, principalmente, para não influenciar nos depoimentos dos mesmos envolvidos.
Em um dos processos, foram citados servidores da Prefeitura, que, já prestaram depoimentos. Na semana passada, porém, mais uma “bomba” veio à tona, desta vez, sendo registrada a compra de votos de eleitores. O ato ilegal, segundo denunciantes, tem acontecido com freqüência no município.
Em pelo menos duas ocasiões, a compra de votos foi registrada através de filmagens, e mostram candidatos da situação, dentre eles, o candidato à reeleição, vereador José Martins, negociando e comprando votos (por R$ 3 mil reais) para a candidata a prefeita Marta Maria Araújo (PDT).
A candidata a prefeita, Marta Maria Araújo (PDT), que antes da campanha eleitoral ocupava o cargo de gerente-geral da Prefeitura de Eldorado, também aparece nos vídeos, aos quais a reportagem teve acesso. Ela é apoiada pela prefeita Mara Caseiro (PDT), e nas gravações que já estão em poder do Ministério Público Estadual e da Justiça Eleitoral, a candidata Marta Araújo aparece negociando votos. Ela usa sua influência de ex-gerente municipal para oferecer a troca de votos por mercadorias que, segundo ela, serão fornecidas pela Prefeitura de Eldorado.
Uma representação, denunciando a compra de votos em Eldorado também foi ajuizada, na semana passada, na Justiça Eleitoral da Comarca de Mundo Novo. No documento (vídeo), o candidato a vice-prefeito, Mário Coelho (PSDB), também participa da manobra, auxiliando a candidata a prefeita Marta Araújo a convencer eleitor a “vender seu voto” em troca de benefícios que seriam fornecidos pela Prefeitura.
MÃO DE VACA
Em outras filmagens, Mário Coelho se diz amigo do governador André Puccinelli há mais de 20 anos, e pede para um eleitor a votar em Marta Araújo porque Puccinelli teria “feito acordo” de não aparecer em Eldorado para apoiar o candidato de seu partido, o PMDB, e declara que André seria “mão de vaca” e por isso, só teria enviado santinhos para apoiar o candidato do PMDB. Marta Araújo completa a conversa acrescentando que André teria enviado um pouco de gasolina para o candidato do PMDB, “mas é só isso”, por isso, teria muito mais chance de vencer as eleições.
Fontes seguras informaram ao que acusados foram notificados e teriam o prazo de 48 horas para fazer suas defesas. Porém, o material apresentado à Justiça Eleitoral, mostrando a compra de votos “é muito forte” e mostram claramente que a candidata a prefeita Marta Araújo e alguns correligionários querem ganhar a eleição comprando votos dos eleitores de Eldorado.
O advogado que ajuizou a representação junto à Justiça Eleitoral está pedindo a cassação da candidatura da candidata a prefeita Marta Maria Araújo e também pede que os envolvidos sejam multados em R$ 53 mil, juntamente com a coligação “Eldorado nossa terra, nosso orgulho” formado pelos partidos PDT, PSDB, DEM, PTB, PPS, PSB, PP, PC do B, e PT.
Em Eldorado, parte da população já comenta a compra de votos. A Justiça Eleitoral já está no caso, pois está lutando para que em 2008 haja leições limpas.
OUTRO LADRO
A reportagem tentou contato com a candidata a prefeita, Marta Araújo, ligando para o número de seu celular, durante todo o dia de ontem, mas não obteve êxito. Também aconteceram ligações para o candidato a vice, Mário Coelho, que também não atendeu ao chamado. Assessores da candidata não souberam dar informação se a candidata já foi notificada ou não, mas comentaram que ouviram sim, rumores sobre a existência das filmagens.
(Fonte: Sul News/Ronney Minella)