Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 28 de Julho de 2025


Política Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2013, 16:13 - A | A

Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2013, 16h:13 - A | A

Câmara divulga balanço do ano; vereadores apresentaram mais de 12 mil indicações

Lucas Junot - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Durante a última sessão ordinária do ano na Câmara Municipal de Campo Grande, realizada nesta sexta-feira (20), o presidente do Legislativo Municipal, vereador Mario Cesar (PMDB) apresentou um balanço das atividades realizadas pela Casa de Leis. No primeiro ano de parlamento com 29 membros, o vereador afirma que nunca se trabalhou tanto na Casa quanto neste ano.

Os vereadores realizaram 90 sessões ordinárias, 31 sessões solenes, seis sessões itinerantes, quatro sessões extraordinárias e 21 sessões comunitárias, o total de 152 sessões legislativas.

Num ano marcado pelas intempéries entre Legislativo e Executivo, as Comissões Parlamentares de Inquérito figuraram pela primeira vez em Campo Grande desde sua fundação. Em 2013 foram três: a CPI da Saúde, CPI da Homex e CPI do Calote, sendo que esta última ainda desencadeou a primeira Comissão Processante da Capital, que irá julgar a fabricação de cenários emergenciais para contratação de empresas com dispensa de licitação, contra o prefeito Alcides Bernal (PP).

Dos 359 requerimentos escritos, 320 foram aprovados, 36 foram retirados e apenas 254 respondidos. A ausência de respostas no prazo regimental de 15 para os requerimentos também foi motivo de descontentamento dos vereadores com o Executivo.

Durante o ano 12.399 indicações foram feitas pelos 29 vereadores. Dessas, apenas 1.693 foram respondidas.

Com maior participação popular este ano, 53 representantes da sociedade civil organizada foram à tribuna da Câmara Municipal durante o grande expediente.

A Casa de Leis também recebeu 2.081 ofícios do executivo e 1.239 de fontes diversas. Outros 14.100 foram expedidos pela própria Câmara Municipal.

Projetos de Lei

Os 29 vereadores apresentaram, durante todo o ano, 203 projetos de lei, dos quais 91 foram aprovados, 51 arquivados e 61 ainda estão em tramitação. Projetos de Lei

Complementar somam 45, dos quais oito foram aprovados, 11 arquivados e 26 continuam em trâmite.

Dos 110 projetos de decretos, 107 foram aprovados e apenas três foram arquivados.

As 24 proposições do Executivo enviadas à Câmara de vereadores durante todo o ano, foram quase todas aprovadas. Apenas cinco foram arquivadas e duas continuam em tramitação. Na mesma linha, os vetos do Executivo foram quase todos derrubados. Dos 12 vetos, nove foram rejeitados, dois mantidos e um ainda está em tramitação.

O presidente da Câmara, vereador Mario Cesar, destacou a participação popular no legislativo este ano. De acordo com o parlamentar, 2013 foi marcado por cenários atípicos como os movimentos pela redução da tarifa do transporte coletivo, entre outros. Foram realizadas 54 audiências públicas, além do projeto Câmara Ativa. 

Clique na imagem para acessar a galeria

..
Foto: Deurico/Capital News

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS