Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Política Quarta-feira, 01 de Dezembro de 2021, 08:57 - A | A

Quarta-feira, 01 de Dezembro de 2021, 08h:57 - A | A

Rota Bioceânica

Bolsonaro e Benitez lançam obra da Ponte Bioceânica em janeiro

Compromissos dos presidentes exigirá definição de nova data

Silvio Ferreira
Capital News

Antônio Cruz/Arquivo Agência Brasil Bolsonaro e Benitez lançam obra da Ponte Bioceânica em janeiro

Mario Abdo Benitez, presidente do Paraguai, durante visita ao Brasil e o presidente Jair Bolsonaro. 

Adiado para janeiro, em data ainda não divulgada, o lançamento da pedra fundamental da ponte da Rota Bioceânica entre a cidade sul-mato-grossense de Porto Murtinho e Carmelo Peralta, no Paraguai. O adiamento acontece por conta da agenda dos presidentes Jair Bolsonaro, do Brasil e Mario Abdo Benítez, do Paraguai, junto ao Prosul, bloco criado em 2019 para substituir o Unasul.

Chico RIbeiro-Portal MS

Bolsonaro e Benitez lançam obra da Ponte Bioceânica em janeiro

Mario Abdo Benitez, presidente do Paraguai e o governador Reinaldo Azambuja.

 

De acordo com o governo do Estado “É um problema de agendamento entre os dois presidentes. No começo de janeiro teremos a ordem de serviço e o início da construção da ponte”, explicou o secretário Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, já conversou com o presidente paraguaio, Mario Abdo Benitez, em outras oportunidades, sobre o projeto.

 

 

Chico Ribeiro/Portal MS

Bolsonaro e Benitez lançam obra da Ponte Bioceânica em janeiro

A ponte será construída entre a cidade sul-mato-grossense de  Porto Murtinho e Carmelo Peralta, no Paraguai.

A ponte é considerada peça-chave - a principal obra - da Rota Bioceânica que vai dar acesso aos produtores brasileiros, em especial da região Centro-Oeste, ao Oceano Pacífico, via Paraguai, Argentina e finalmente, portos chilenos de Antofagasta e Iquique, no Chile, reduzindo drasticamente as distâncias e o valor do frete das exportações e importações de produtos entre os mercados brasileiro e asiático e da Oceania.

 

Segundo o governo do Estado, a ponte Bioceânica terá 680 metros de comprimento, duas pistas de rolagem de veículos de passeio e caminhões, com 12,5 metros de largura, e duas passagens nas laterais, com 2,5 metros cada uma, para o trânsito de pedestres e ciclistas. 

 

A obra terá o investimento de 616.386.755,744 guaranis (quase meio bilhão de reais), a serem pagos pela Itaipu Binacional. Vencedor da licitação para a execução da obra, o consórcio Paraguai-Brasil - composto pelas empresas Tecnoedill Constructora S.A, Cidade Ltda e Paulitec Construções - terá 1.080 dias para concluir o empreendimento. 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS