Depois da festa para a filiação dos deputados Onevan de Matos e Ary Rigo em Campo Grande na sexta-feira os tucanos reuniram-se em São Gabriel do Oeste junto dos lideres do PPS e do Democratas para discutir o projeto de desenvolvimento que o bloco que os três partidos formam, tem discutido em todo Estado com seus correligionários e a sociedade.
O deputado Reinaldo Azambuja abriu o evento ressaltando a importância de elevar as discussões dos problemas locais. “Quando terminarmos nossas visitas nos municípios, teremos um documento real com o pensamento da população, destacando as particularidades, problemas e potencialidades de cada um ”comentou.
Palestra
Na oportunidade a mestre em agronegócio e economista Cristiane Pitaluga, apresentou a palestra “Agronegócio Brasileiro: Um novo olhar”. Cristiane abordou temas atuais como exigências do mercado, tendências de consumo, a competitividade do Brasil em relação à Europa, a importância do planejamento na produção agrícola e do armazenamento de produtos. As questões ambientais também foram amplamente discutidas junto de temas como a sustentabilidade, saúde humana, embalagens biodegradáveis e a Tendência verde (produtos ecologicamente corretos).
Após a palestra os participantes puderam sanar duvidas e levantar outras questões. O professor da UFMS (Universidade Federal de Mato Gross do Sul) Campus de Terenos, Celso Cavalheiro, indagou sobre o poder da comercialização dos produtos pelas cooperativas. Já o presidente do PSDB de Coxim, Valdeir Neves, questionou os incentivos do governo e o representante da Sanesul, José Carlos Barbosa, pediu esclarecimentos sobre a diferença da carga tributária dos países desenvolvidos e dos emergentes, como o nosso.
Azambuja fez comentários sobre a palestra antes da composição da mesa de autoridades frisando que a Região Norte, que está limitada na questão da implantação das usinas, deve estar atenta as audiências públicas que acontecerão em breve para discussão do assunto, e os formadores de opinião, população e partidários devem estar munidos de argumentos e fundamentos para tais discussões.(Fonte: Assessoria)