O governador do Estado, André Puccinelli, disse que vai à Brasília em busca de uma solução par ao impasse sobre as terras indígenas. A viagem está marcada para próxima quinta-feira (17), o convite partiu do Ministério da Justiça, para onde o governador havia enviado um ofício solicitando ação imediata em áreas ocupadas por índios Kadiwéus.
A preocupação do governo é com a vacinação contra febre aftosa, os índios bloquearam a rodovia MS-156 que passa pelas reservas Bororó e Jaguapiru,impedindo que agentes do Iagro de imunizar o gado da região. “Nós temos que vacinar lá, tem 68 mil rezes, como faz?”, questionou o governador.
Segundo o governador a reunião acontece com Ministério da Justiça, Ministério da Defesa, Ministério da agricultura, Advocacia Geral da união, Polícia Federal e Ministério Público Federal.
De acordo com assessoria de imprensa do Governo, Puccinelli destacou ainda a situação na região de Dourados, com as sucessivas interrupções no tráfego da rodovia MS-156 que passa pelas reservas Bororó e Jaguapiru que igualmente contribuem para a elevação das tensões, tornando fundamental a providência do Ministério da Justiça. Puccinelli quer uma ação do Governo Federal, devido à tensão que se encontra e deixa o clima de insegurança na região, o que eleva o risco de conflitos resultarem em mortes.
As comunidades indígenas da região reclamam que o governo não cumpriu Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para compensação ambiental na Reserva pela duplicação da rodovia MS-156, além de reparos nas estradas, o que gerou o bloqueio na MS-156, que iniciou na segunda-feira passada.
Em relação ao bloqueio o governador afirmou que não negocia com quem faz esse tipo de ação, ele relembrou fato semelhante que aconteceu em 2007, quando produtores rurais da região de Rochedo também bloquearam uma rodovia estadual, “Mandei guinchar caminhonete, trator, eu não admito, índio não pode bloquear, nem professor, nem jornalista, estrada não pode fechar, direito de ir e vir”. O governador disse da importância da estrada livre, principalmente na questão de saúde. “Imagine um paciente precisando de um atendimento de alta complexidade, que sô tem em Campo Grade, não admito que bloqueie estradas”, disse o governador.
André Puccinelli disse que se os índios desbloquearem a rodovia e marcarem uma audiência irá recebê-los na sexta-feira (18).
Rodovia Liberada
Um acordo entre lideranças indígenas e os prefeitos Murilo Zauith e Marcos Pacco, de Dourados e Itaporã, respectivamente, resultou na liberação da rodovia MS-156. O protesto por melhorias nas estradas vicinais das aldeias Bororó e Jaguapiru já durava uma semana e agora os índios se preparam para abrir a 156 na próxima hora, após 'limpeza' na pista.
A reunião durou cerca de duas horas, Murilo e Pacco se comprometeram em iniciar um patrolamento das vias, emergencialmente, a fim de liberar o trânsito, as aulas nas escolas e o atendimento nas unidades de saúde, na Reserva Indígena de Dourados. A prefeitura de Dourados e de Itaporã, com apoio de usinas da região vão ceder os maquinários.

