Hildeberto Jr. / Canal Rural

Senadora destaca comércio internacional, acordo Mercosul–União Europeia e desafios internos do agronegócio em 2026
A senadora Tereza Cristina, do PP de Mato Grosso do Sul, conduziu nesta segunda-feira (9) sua primeira reunião como presidente do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag), na sede da Fiesp, em São Paulo. O encontro marcou oficialmente o início de sua gestão em um fórum estratégico de diálogo entre produtores, empresas e órgãos do governo.
No discurso de abertura, Tereza Cristina destacou a importância de ampliar as oportunidades de exportação e fortalecer as relações comerciais internacionais. Sobre o acordo entre Mercosul e União Europeia, ela afirmou que, embora não seja perfeito, representa avanços importantes para o setor. “É o acordo possível. Ele abre portas, estabelece cotas e cria novas oportunidades para o agronegócio brasileiro”, disse.
Além de tratar de comércio exterior, a senadora discutiu a relação com os Estados Unidos, mencionando que a suspensão parcial de tarifas aliviou tensões, mas não eliminou problemas estruturais. Internamente, ela ressaltou questões como a necessidade de reforma tributária, ampliação do crédito rural e atenção ao aumento de pedidos de recuperação judicial, que, segundo ela, afetam a competitividade e sustentabilidade do setor.
O Cosag reúne representantes de entidades do agronegócio e do governo para debater políticas públicas e iniciativas estratégicas. Segundo Tereza Cristina, o conselho é fundamental para alinhar interesses do setor produtivo e público, garantindo que o agronegócio brasileiro continue a crescer de maneira competitiva e sustentável.
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.

![Origem | Dengue | PI 3342 [728]](https://cdn.capitalnews.com.br/storage/webdisco/2026/09/17/outros/7b3ed3ba448e396e72600c7212d06ab6-capitalnews-com-br.gif)
![Origem | Dengue | PI 3342 [300]](https://cdn.capitalnews.com.br/storage/webdisco/2026/09/17/outros/369f49c0cfaf848f645163db4bfafab5-capitalnews-com-br.gif)