Campo Grande 00:00:00 Sábado, 12 de Julho de 2025


Legislativo Quinta-feira, 10 de Julho de 2025, 14:40 - A | A

Quinta-feira, 10 de Julho de 2025, 14h:40 - A | A

Atividade legislativa

Tecnologia transforma o Sistema Único de Saúde em Mato Grosso do Sul

Caravina destaca papel da inovação para ampliar acesso à saúde nos 79 municípios

Vivianne Nunes
Capital News

O deputado estadual Pedro Caravina participou nesta terça-feira (8) de uma visita técnica à Superintendência de Saúde Digital de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. Ao lado do governador Eduardo Riedel e do secretário estadual de Saúde, Maurício Simões, ele conheceu os avanços tecnológicos que estão modernizando o SUS em todo o Estado.

Durante a agenda, foram apresentados os números alcançados com a digitalização dos serviços: mais de 5,8 milhões de visitas registradas no sistema e-Visite Endemias e mais de 188 mil atendimentos especializados pela plataforma de Telessaúde. O serviço já funciona nos 79 municípios sul-mato-grossenses, inclusive em áreas de difícil acesso.

“A tecnologia está transformando o SUS em um sistema mais eficiente, acessível e humanizado. Esse é um grande projeto que reforça a diretriz do nosso governador de tornar Mato Grosso do Sul um Estado digital. Sou parceiro de iniciativas como essa”, afirmou Caravina.

A plataforma de Telessaúde oferece atendimento em áreas como geriatria, pediatria, neurologia, psiquiatria, odontologia e nutrição. Além do suporte médico, os dados coletados também são usados para orientar políticas públicas.

“É uma ferramenta poderosa que vai além da saúde. Permite um olhar mais estratégico sobre as necessidades da população”, pontuou o deputado.

Caravina também relembrou a experiência como prefeito de Bataguassu, quando implantou um dos primeiros serviços de telemedicina de urgência no pronto-socorro local. “Foi uma experiência que deu muito certo e me deixa feliz ver o Estado expandindo essa visão para todos os municípios, consolidando Mato Grosso do Sul como referência em saúde digital”, disse.

A Superintendência de Saúde Digital foi criada em dezembro de 2023 e integra o processo de regionalização do atendimento. A proposta é conectar os pontos de atenção à saúde, descentralizar os serviços e aumentar a resolutividade do SUS.

Ao fim da visita, Caravina elogiou a equipe responsável pelo projeto. “Estamos no caminho certo. Com planejamento, tecnologia e gestão, a saúde pública de Mato Grosso do Sul está sendo transformada”, concluiu.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS