Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 19 de Junho de 2026


Legislativo Sexta-feira, 22 de Dezembro de 2023, 10:41 - A | A

Sexta-feira, 22 de Dezembro de 2023, 10h:41 - A | A

Carbono Zero

Projeto do carbono zero contou com votos contrários e uma abstenção da bancada federal do Mato Grosso do Sul

Confira como os deputados federais votaram na última sessão do ano no Congresso

Juliana Brum
Capital News

O projeto da chamada Pauta Verde para regulamentar o mercado de carbono no país entrou na pauta na última sessão do ano no Congresso Nacional, e os deputados do Mato Grosso do Sul se posicionaram com dois votos contrários e uma abstenção.

O projeto se refere a um sistema brasileiro de compra e venda de créditos. Foram 299 votos a favor e 103 contra.

Os deputados Vander Loubet (PT), Camila Jara (PT), Dagoberto Nogueira (PSDB), Geraldo Resende (PSDB) votaram sim ao projeto que segue para o Senado e ainda pode contar com alterações. Já os deputados Rodolfo Nogueira (PL), Marcos Pollon (PL) e Dr Luiz Ovando (PP), foram contra a proposta. O deputado federal da base do Governo do Estado, Beto Pereira (PSDB), não votou. 

O crédito de carbono é uma espécie de certificado de que uma empresa reduziu as suas emissões de gases de efeito estufa ou removeu esses gases da atmosfera com o plantio de florestas.

Existem dois mercados, o regulado e o voluntário. No regulado o governo define limites para empresas que emitem mais de 10 mil toneladas de gases de efeito estufa por ano.

As empresas que reduzem as emissões para além dessa obrigação legal podem vender os créditos para aquelas que não conseguem, por exemplo. Os valores do crédito são negociados por projeto. Ainda pelo texto, o agronegócio não será enquadrado no mercado regulado.

E a proposta incluiu a permissão para que os estados tenham seus próprios mercados de crédito de carbono gerados em seu território, inclusive em áreas privadas. Essa era uma reivindicação de governadores de estados do norte. Só que o projeto ainda retorna ao Senado, porque sofreu alterações.

TV Brasil

MP muda normas de gestão de florestas para fomentar mercado de carbono

Governo do Estado investe na ideia

• • • • • 
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS