Sexta-feira, 17 de Maio de 2024



Executivo Quinta-feira, 02 de Maio de 2024, 16:55 - A | A

Quinta-feira, 02 de Maio de 2024, 16h:55 - A | A

Chuvas e enchentes

Governo de Mato Grosso do Sul disponibiliza helicóptero para resgate de vítimas no Rio Grande do Sul

Anúncio foi feito pelo governador Eduardo Riedel, ao lado do secretário Videira e coronel Frederico

Layane Costa
Capital News

Saul Schramm/Governo MS

Governo de Mato Grosso do Sul disponibiliza helicóptero para resgate de vítimas no Rio Grande do Sul

Secretário Videira, governador Eduardo Riedel e coronel Frederico

Para auxiliar no resgate dos irmãos gaúchos, o governador Eduardo Riedel anunciou na manhã de hoje (2) o envio de um helicóptero para o Rio Grande do Sul. O Estado decretou situação de calamidade pública, devido às fortes chuvas e enchentes ocorridas nos últimos dias.

"O secretário Videira (Sejusp), juntamente com o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Frederico Reis Pouso Salas, está em contato com o gabinete de crise do Governo do Rio Grande do Sul para prestar todo o apoio necessário neste momento. Desde ontem, estamos conversando com o governador gaúcho, Eduardo Leite, oferecendo todo o apoio necessário que o Estado do Rio Grande do Sul demandar a Mato Grosso do Sul. Nós já estamos enviando hoje um helicóptero para o apoio e guarnições de salvamento e resgate. Mato Grosso do Sul está à disposição dos irmãos gaúchos e, neste momento, temos que ser solidários e apoiá-los incondicionalmente naquilo que for preciso, estender a mão. Contem com o Mato Grosso do Sul", disse o governador Riedel.

Nessa quarta-feira (1º) o governo do Rio Grande do Sul decretou situação de calamidade pública no Estado, afetado pelas "eventos climáticos de chuvas intensas" ocorridos a partir de 24 de abril de 2024.

O decreto destaca, ainda, que o Estado é atingido por chuvas intensas, alagamentos, granizo, inundações, enxurradas e vendavais de grande intensidade, sendo classificados como desastres de nível III - caracterizados por danos e prejuízos elevados.

Os eventos meteorológicos ocasionaram "danos humanos, com a perda de vidas, e danos materiais e ambientais, com a destruição de moradias, estradas e pontes, assim como o comprometimento do funcionamento de instituições públicas locais e regionais e a interdição de vias públicas", descreve o decreto assinado pelo governador Eduardo Leite.

Fica, então, decretado que órgãos e entidades da administração pública estadual, observadas suas competências, prestarão apoio à população nas áreas afetadas em decorrência dos eventos, em articulação com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.

O boletim divulgado nesta quinta-feira às 12h pelo governo do Rio Grande do Sul informa que a catástrofe climática atingiu 147 municípios do Estado, afetando mais de 67 mil pessoas e desalojando quase 10 mil. Cerca de 21 pessoas estão desaparecidas e 13 perderam a vida, em virtude das enchentes e fortes chuvas.

Governo de Mato Grosso do Sul

Helicóptero do governo do mato grosso do sul

Helicóptero H-125 do Governo de Mato Grosso do Sul atuou no combate aos incêndios no Amazonas

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS