Campo Grande Sábado, 18 de Maio de 2024



Legislativo Quinta-feira, 13 de Julho de 2023, 14:56 - A | A

Quinta-feira, 13 de Julho de 2023, 14h:56 - A | A

Ferrovia

Deputado Pedrossian Neto luta pela inclusão do trecho Campo Grande-Ponta Porã na Malha Oeste

A ferrovia seria uma importante rota de exportação para o Paraguai, e também seria benéfica para Mato Grosso do Sul

Odirley Deotti
Capital News

Luciana Nassar/Alems

A reforma tributária pode destruir Mato Grosso do Sul

Deputado Pedrossian Neto

O deputado estadual Pedrossian Neto está em uma missão para incluir a ligação ferroviária entre Campo Grande e Ponta Porã na relicitação da Malha Oeste. Ele já realizou quatro audiências públicas em Sidrolândia, Maracaju, Dourados e Ponta Porã, nas quais discutiu o assunto com representantes dos setores agropecuário e comercial, autoridades e produtores locais.

Presente na audiência de Ponta Porã, a governadora Zulma Genara Dominguez de Cazal, do Paraguai, também está apoiando a iniciativa de Pedrossian Neto. Ela convidou o deputado para uma audiência em Concepcion, no Paraguai, que ocorrerá nesta sexta-feira (14), a partir das 8h. Na audiência, Pedrossian Neto apresentará sua defesa da ligação ferroviária Campo Grande-Ponta Porã às autoridades paraguaias.

O Paraguai é um país sem saída para o mar, e a ferrovia até a fronteira com o Brasil seria uma importante rota de exportação. A ligação também seria benéfica para Mato Grosso do Sul escoar grãos e outros produtos.

Pedrossian Neto já levou o assunto aos diretores da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) durante audiências em Campo Grande e Brasília. A agência ainda não se pronunciou sobre a inclusão da ligação ferroviária pleiteada pelo deputado na relicitação da Malha Oeste. No entanto, com o apoio das autoridades locais, Pedrossian está confiante de que conseguirá incluir a ligação na nova concessão. Ele aponta que, enquanto a ANTT estima que em 2035 seriam transportadas 200 mil toneladas de produção, apenas na safra de 2022 foram 13 milhões de toneladas de soja.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS