O 51º Congresso Brasileiro de Estomatologia e Patologia Oral começa nesta terça-feira (22), em Campo Grande, e coloca Mato Grosso do Sul em evidência ao tratar do uso terapêutico da cannabis. O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral (SOBEP), reúne especialistas, estudantes e profissionais da saúde no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes. A programação se estende até sexta-feira (25).
Um dos destaques será o debate sobre o potencial terapêutico da cannabis medicinal na Estomatologia, conduzido pela pesquisadora Juliana Schussel, do Paraná. A palestra está marcada para quarta-feira (23), às 8h, abrindo os trabalhos do dia. Além desse tema, o congresso inclui debates sobre reabilitação estética e funcional de pacientes oncológicos, punção aspirativa por agulha fina (PAAF), neoplasias da cavidade nasal e patologias moleculares.
O encontro busca reforçar a relevância dos estomatologistas e patologistas orais na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento de lesões que afetam a cavidade oral e áreas próximas. Para isso, a programação conta com palestras nacionais e internacionais, encontros acadêmicos e sessões práticas que abordam os desafios da saúde pública e privada no Brasil.
A abertura oficial será realizada nesta terça-feira, às 18h, com uma confraternização pantaneira. De acordo com a SOBEP, o objetivo é integrar os participantes e oferecer um ambiente favorável à troca de experiências e conhecimentos científicos.
A programação completa está disponível no site oficial da SOBEP. O evento promete não apenas atualizar os profissionais sobre inovações científicas, mas também destacar novos caminhos terapêuticos, como o uso da cannabis medicinal em tratamentos bucais.