O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) anunciou um plantão especial para atendimento ao eleitor em outubro, dividido em duas etapas: de 6 a 10 e de 20 a 24. O serviço será oferecido das 8h às 18h nas unidades da Justiça Eleitoral do estado.
Atualmente, 280.736 eleitores sul-mato-grossenses ainda não fizeram o cadastramento biométrico, o que equivale a 14,32% do total. Em Campo Grande, 35.946 pessoas estão nessa situação, representando 5,82% do eleitorado local. “A biometria é essencial para garantir segurança e facilitar o acesso a serviços digitais”, reforça o TRE-MS.
Durante o plantão, os eleitores poderão atualizar seus dados, fazer a biometria, regularizar o título e transferir o local de votação. O tribunal também destaca que os serviços podem ser feitos online, pelo aplicativo e-Título ou pelo sistema de Autoatendimento Eleitoral no site do TSE.
O processo é gratuito e pode ser realizado em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento. Para isso, é necessário apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência.
Na biometria, são coletadas impressões digitais, assinatura e foto digital, além da atualização dos dados cadastrais, assegurando maior segurança no momento do voto e o recebimento do selo ouro na conta Gov.br.