Felipe Gonçalves / LIDE
Potencialidades e vantagens de MS são apresentadas para empresários e lideranças em Londres
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), defendeu a reestruturação das políticas públicas de sustentabilidade durante o painel “Agricultura e Meio Ambiente - A Sustentabilidade Ambiental e o Desenvolvimento do Agronegócio no Brasil” na Lide Brazil Conference London, realizado na manhã desta terça-feira (29). Ele enfatizou a importância de um modelo que incentive a preservação ambiental, em vez de adotar uma abordagem punitiva.
Riedel propôs que políticas públicas premiem aqueles que se comprometem com a preservação, sugerindo uma redução da carga tributária para sistemas produtivos mais eficientes. Ele citou exemplos como a produção de novilhos precoces e a bioenergia, que não apenas aumentam a produtividade, mas também geram menor emissão de carbono.
Além disso, o governador anunciou que, no primeiro trimestre do próximo ano, será lançado um programa de incentivo para a preservação da biodiversidade do Pantanal, que incluirá pagamentos por serviços ambientais. Os recursos para essas compensações virão do Fundo do Pantanal, com uma previsão orçamentária de R$ 40 milhões. Riedel também ressaltou o compromisso de Mato Grosso do Sul em atingir a meta de carbono neutro até 2030, destacando a importância do meio ambiente como um recurso econômico.