Campo Grande Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Executivo Quarta-feira, 17 de Abril de 2024, 14:26 - A | A

Quarta-feira, 17 de Abril de 2024, 14h:26 - A | A

Chuvas intensas

Prefeitura realiza atendimentos emergenciais após chuva em Campo Grande

Emha, SAS e Sisep estão atuando nas solicitações

Mariana Piell
Capital News

Divulgação/PMCG

Prefeitura realiza atendimentos emergenciais após chuva de terça-feira

Entrega de lonas

A Prefeitura de Campo Grande mobilizou no fim de tarde de terça-feira (16), após forte chuva, as equipes da Emha, SAS e Sisep para solução rápida e emergencial de pontos críticos de alagamentos e atendimento às necessidades das famílias da capital. Há previsão de que as chuvas permaneçam até quinta-feira (18).

De acordo com a Defesa Civil, hoje choveu mais de 30 milímetros na maioria das regiões de Campo Grande: Jardim Panamá (32,2mm); Vila Progresso e Santa Luzia (32,8mm); região da UFMS (31mm), região central e Shopping (26,6mm) e na região da Vila Popular e Aeroporto, 24,6mm.

Diante do volume expressivo da chuva, foram registrados pontos de alagamento no cruzamento da Rua Portuguesa com a Avenida Senador Antonio Mendes Canale, na Avenida Três Barras, na altura da Rua Conde de São Joaquim e no bairro Los Angeles na Rua Mansour Contar com a Rua do Patrocínio. Também houve registro próximo à Escola Plínio Barbosa Martins e pontos críticos nas ruas José Peixoto Prado, Fernando Sardinha, na Avenida Rachid Neder com a Avenida Ernesto Geisel, BR-163, na região do Jardim Itamaracá e Rua da Divisão, na região do Aero Rancho.

Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), equipes de manutenção atuaram em diversas frentes para aliviar o trânsito e a mobilidade. Na Rua Catiguá, por exemplo, ainda com a área alagada, máquinas e homens trabalharam firmes na obra de drenagem para escoar a água da chuva. O trabalho foi emergencial, para garantir o trânsito de motoristas, motociclistas e pedestres na travessia da ponte sobre o córrego Bálsamo.

A Sisep também está trabalhando na limpeza de bocas de lobo, coleta de resíduos em calçadas e canteiros de avenidas, e remoção de galhos de árvores, para evitar o entupimento das bocas de lobo. Essas obstruções comprometem o sistema de captação de águas pluviais, por isso é essencial que não haja lixo jogado nestes locais.

 

A Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Emha) tem providenciado lonas para os barracos dos residentes nas comunidades atendidas pelo setor social e de regularização fundiária.

Nesta terça-feira, equipes trabalharam na confecção de peças de lona e atenderam 20 famílias no Noroeste e 20 na Comunidade Cidade dos Anjos.

O serviço continua durante a semana nas comunidades afetadas pelas chuvas e também recebendo doações de lona e materiais de construção na sede da Agência na R. Íria Loureiro Viana, 415 - Vila Oriente, das 8h às 17h.

Já a Secretaria de Assistência Social (SAS), realizou atendimento com cobertores e colchões. As famílias que perderam alimentos e colchões podem entrar em contato com o Cras da região.

A oferta do benefício eventual ocorre de forma descentralizada, nos 21 CRAS e é realizada de acordo com regulamentação para concessão do benefício eventual estabelecida no município de Campo Grande (deliberação n.42/CMAS/2020 e mediante parecer técnico do assistente social ou psicólogo de cada CRAS. Para solicitar o Benefício Eventual, o cidadão deve procurar a unidade da Assistência Social mais próxima à sua residência.

Divulgação/PMCG

Prefeitura realiza atendimentos emergenciais após chuva de terça-feira

Reparos da Sisep

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS