Campo Grande 00:00:00 Domingo, 12 de Outubro de 2025


Executivo Domingo, 12 de Outubro de 2025, 13:59 - A | A

Domingo, 12 de Outubro de 2025, 13h:59 - A | A

Digital

Prefeitura de Campo Grande digitaliza processos de loteamento

Mudança visa modernizar os serviços públicos, reduzir custos e contribuir para a sustentabilidade

Viviane Freitas
Capital News

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), deu um importante passo na digitalização dos serviços públicos. A partir de outubro, os processos de loteamento serão realizados exclusivamente de forma digital, utilizando a plataforma do Sistema de Aprovação Digital. A ferramenta, que já é usada para o protocolo e análise de projetos cartográficos, agora abrange também os trâmites de loteamento, ampliando o uso da tecnologia no setor urbanístico.

Com a mudança, espera-se reduzir significativamente o consumo de papel, gerando economia tanto para a administração pública quanto para os empreendedores. “Estamos consolidando um processo moderno, transparente e sustentável. Essa transformação representa não apenas mais agilidade e redução de custos para todos os envolvidos, mas também um avanço importante na nossa meta de eliminar o uso do papel nos trâmites administrativos”, afirmou Ademar Silva Junior, secretário municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável.

A supervisora de Incorporação da Plaenge Urbanismo, Mireya Silveira, também celebrou a digitalização dos processos. “O novo formato permite acompanhar o andamento em tempo real, reduz custos com impressões e deslocamentos e traz agilidade às etapas de assinatura. Essa evolução não só traz ganhos operacionais, mas também benefícios ambientais significativos”, destacou Mireya. Ela também elogiou o pioneirismo da empresa ao protocolar o primeiro processo de loteamento online, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento urbano de Campo Grande.

A integração com o Sistema Eletrônico de Informação (SEI) da Prefeitura permite que todo o processo de tramitação seja digital, desde a apresentação dos documentos até a aprovação final. A partir de agora, o protocolo físico será encerrado, e todos os documentos relacionados ao loteamento, como o Ato de Aprovação e o Termo de Licenciamento de Início de Obras, serão emitidos eletronicamente, eliminando completamente o uso de papel. O protocolo de loteamentos será realizado exclusivamente pela plataforma do Sistema de Aprovação Digital, acessível pelo link: Sistema de Aprovação Digital
.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS