Unidade leva o nome do ex-vereador Cristóvão Silveira e contará com ensino profissionalizante, esportes e a primeira quadra climatizada da Rede Estadual
Com o compromisso de garantir uma educação pública mais inclusiva e de qualidade, o governador Eduardo Riedel inaugurou nesta segunda-feira (28) a Escola Estadual Vereador Cristóvão Silveira, localizada no bairro Noroeste, região leste de Campo Grande. A unidade terá capacidade para atender até 400 alunos, oferecendo ensino regular e profissionalizante, além de atividades esportivas e artes marciais com foco em defesa pessoal para mulheres.
A implantação da escola atende a um antigo pedido da comunidade do Noroeste, que até então não contava com uma unidade da Rede Estadual no bairro. O nome da escola é uma homenagem ao ex-vereador Cristóvão Silveira, falecido em 2017, que teve cinco mandatos na Câmara Municipal de Campo Grande e é lembrado pelo trabalho em prol da educação.
“Dia de alegria e respeito a quem dedicou a vida para melhorar as coisas que estão em volta. A educação sempre teve atenção especial na nossa gestão e vai continuar sendo prioridade. Essa nova escola, com modelo completamente diferente, vai gerar resultados”, afirmou o governador Eduardo Riedel durante a cerimônia de inauguração.
A unidade terá foco especial no atendimento a programas educacionais como o EJA (Educação de Jovens e Adultos) e o EJA Mulher no período noturno. Também estão previstas turmas do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º do Ensino Médio, com a oferta de Educação Profissional, de acordo com o planejamento pedagógico que está sendo elaborado pela Secretaria Estadual de Educação (SED) para o ano letivo de 2026.
Outro diferencial é a primeira quadra esportiva climatizada da Rede Estadual de Ensino, além de brinquedoteca para crianças, estrutura que amplia o acesso a atividades de lazer e cultura.
“Em 2023 recebemos esse pedido da comunidade do Noroeste, e hoje conseguimos cumprir essa demanda. A escola tem um modelo diferente, com estrutura inovadora e atenção especial à mulher, inclusive com lutas marciais. A comunidade merece”, destacou o secretário estadual de Educação, Hélio Daher.
A Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul conta, em 2025, com 349 unidades escolares, sendo 76 na Capital e 273 espalhadas pelo interior, atendendo cerca de 190 mil estudantes. A rede oferece 68 modalidades de cursos da Educação Profissional, criadas para atender às especificidades e demandas regionais. Esses cursos já estão presentes em todos os municípios do estado.
Homenagem a Cristóvão Silveira emociona familiares e autoridades
Bruno Rezende/Secom

Governador Eduardo Riedel e o filho do ex-vereador Cristovão Silveira, Filipe Silveira
A cerimônia também foi marcada por momentos de emoção, com a homenagem ao ex-vereador Cristóvão Silveira. Familiares, amigos, vereadores, deputados estaduais e federais participaram da inauguração.
“Este ato é a materialização de um legado. Meu pai não era professor, mas sempre soube a importância da educação. Sempre atuou por essa causa. Agora, esse reconhecimento é muito emocionante. Sempre digo que enquanto houver memória, haverá vida”, declarou Filipi Silveira, filho do ex-vereador.
O governador também destacou a importância da homenagem:
“Só alguém como Cristóvão Silveira poderia reunir tantos amigos e familiares num evento tão emocionante. Ele defendia a educação com paixão. A família pode se orgulhar do legado que deixou.”
Com a entrega da nova escola, o Governo de Mato Grosso do Sul reforça o compromisso com a valorização da educação e com o desenvolvimento de políticas públicas que ampliam o acesso ao ensino de qualidade, promovendo cidadania e inclusão social.