Durante a Pré-COP30 Bioma Pantanal, realizada nesta terça-feira (30) em Campo Grande, lideranças estaduais e especialistas reforçaram o papel do Pantanal nas ações climáticas globais. O evento integrou a preparação nacional para a Conferência das Partes (COP30), que será realizada no Brasil, em 2025. “A COP precisa mostrar que preservar também gera renda. É hora de valorizar os biomas com instrumentos econômicos que deem suporte à preservação”, afirmou Ana Toni, diretora executiva da COP30.
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, destacou as ações estaduais voltadas à preservação e ao desenvolvimento sustentável. “O Fundo Clima, o pagamento por serviços ambientais e o incentivo às cadeias produtivas sustentáveis são medidas que colocam o MS como referência. Cada estado tem sua vocação, e o Pantanal é nosso diferencial ambiental e econômico”, disse ele durante o encontro, que também contou com a participação de autoridades de outros estados.
Bruno Rezende Governo do MS

Evento Pré-COP30 Oficial Bioma Pantanal com o tema “Clima e Biodiversidade" aconteceu em Campo Grande
Além de discutir políticas públicas, os participantes defenderam a importância da integração entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso na preservação do Pantanal, considerado o bioma mais preservado do mundo. “Embora com características diferentes, os dois estados compartilham responsabilidades. É essencial essa ação conjunta para garantir a proteção do bioma”, explicou Alex Marega, secretário executivo de Meio Ambiente de Mato Grosso.
Temas como mercado de carbono, Fundo Clima Pantanal, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a expectativa de sanção do Estatuto do Pantanal também foram debatidos. Artur Falcette, secretário em exercício da Semadesc, pontuou que o evento representa um avanço nas articulações federais. “Trabalhamos nos últimos meses de forma intensa e agora buscamos apoio da presidência da COP para consolidar medidas que garantam a preservação aliada ao desenvolvimento.”
A conferência reforçou que o Pantanal deve ter protagonismo nas discussões da COP30, que será realizada em Belém (PA), entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025. “As Pré-COPs são fundamentais para mostrar que biomas como o Pantanal são tão importantes quanto a Amazônia”, destacou o governador do Espírito Santo e presidente do Consórcio Brasil Verde, Renato Casagrande.