A CBF confirmou uma série de mudanças que prometem revolucionar o calendário do futebol brasileiro a partir da próxima temporada. Em um evento que contou com a presença do presidente Samir Xaud e do diretor de Competições, Julio Avellar, a entidade apresentou um plano que visa dar mais equilíbrio à agenda esportiva, favorecer os clubes da base da pirâmide e reduzir o desgaste das equipes da Série A.
A principal novidade é o encurtamento dos Campeonatos Estaduais, que passarão de 16 para apenas 11 datas. Além disso, o Brasileirão da Série A terá seu início antecipado para o final de janeiro e contará com uma pausa de mais de um mês durante a disputa da Copa do Mundo.
Estaduais encurtados e Série A antecipada
O presidente da CBF, Samir Xaud, destacou que o novo calendário foi amplamente debatido, visando uma solução técnica e transparente. "2026 ainda será um ano de transição, mas toda caminhada precisa de um primeiro passo. Este primeiro passo será dado hoje”, afirmou.
Estaduais Mais Curtos: Os campeonatos estaduais terão uma redução de quatro semanas, passando a ter apenas 11 datas (antes eram 16), mantendo o período de duração entre 11 de janeiro e 8 de março.
Série A e B: Os campeonatos nacionais manterão o formato, mas terão o início antecipado para o final de janeiro, com uma paralisação programada para a Copa do Mundo.
Nova Copa do Brasil, Regionais e Séries C e D
Arquivo/Franz Mendez

Copa do Brasil deverá ganhar mais uma vaga para os clubes de Mato Grosso do Sul
A Copa do Brasil e as competições regionais também passarão por reformulações significativas:
Copa do Brasil Ousada: A competição terá o número de participantes ampliado. As equipes da Série A só entrarão a partir da 5ª fase. A CBF ainda estuda a possibilidade de realizar a grande final em jogo único e em campo neutro, seguindo o modelo de torneios continentais.
Torneios Regionais: O calendário foi estipulado para não se sobrepor aos estaduais. A Copa Verde terá um novo formato, com a retomada da Copa Norte e a criação da Copa Centro-Oeste e da Copa Sul-Sudeste.
Acesso e Vagas: A CBF reformulou e ampliou as vagas para a Série D (já em 2026) e para a Série C (a partir de 2027), buscando dar mais oportunidades à base da pirâmide.
Regra Continental: Clubes que participarem de competições continentais não disputarão torneios regionais.
As novidades terão um impacto direto nos clubes Operário Futebol Clube e Invinhema Futebol Clube, tendo ainda a possibilidade do Estado ter outros representantes, que o Presidente da Federação de Futebol Estevão Petrallás disse a reportagem do Capital News que vai confirmar com a CBF os detalhes dos indicados para uma terceira vaga na Copa do Brasil e uma segunda vaga Série D para representar o Mato Grosso do Sul.
O que ficou certo e que teremos um Campeonato Estadual mais curto e novas possibilidades na busca do sonhado acesso da Série D para a C, e um melhor desempenho dos nossos clubes nas Copa do Brasil e na nova Copa Verde e no Brasileirão.
O Capital News fará reportagens na sequência detalhando cada mudança e seus impactos para o futebol sul-mato-grossense e Nacional.
Confira na integra a apresentação do anúncio do novo calendário pela CBF clicando AQUI.