Com 238 alunos formados em cinco municípios, o programa Voucher Desenvolvedor chega à sua primeira formatura nesta sexta-feira (25), às 8h, no Centro de Convenções José Roberto Tadros, em Campo Grande. Só na Capital, 177 estudantes concluem o curso técnico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com foco direto na inserção profissional no setor de tecnologia.
A iniciativa, promovida pelo Governo do Estado por meio da Semadesc e da SED, em parceria com o Senac e o Sistema Comércio MS, busca suprir a demanda crescente de profissionais qualificados no setor tech. Segundo os organizadores, cerca de 30% dos formandos já foram contratados.
“Esse curso me deu um norte sobre o que eu poderia fazer na área de tecnologia. Me ajudou a decidir o que quero para o meu futuro. Antes eu era muito tímida, mas com os projetos do curso, assumi papel de liderança e evoluí muito”, contou Lorena de Lima Pinheiro, 19 anos, já contratada pela empresa Nota Control Tecnologia após estágio pelo programa.
A empresária Silvana Nascimento, gerente de Tecnologia da empresa, destacou o impacto da formação técnica: “Temos muitas vagas abertas e dificuldade real de contratação. Essa parceria resgatou um tipo de formação essencial para o setor”.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Jaime Verruck, o programa é parte da estratégia estadual de fortalecimento do setor tecnológico. “É um exemplo concreto de como a qualificação técnica, aliada ao planejamento e à articulação com o setor produtivo, pode transformar a realidade de centenas de jovens”, afirmou.
A diretora regional do Senac MS, Jordana Duenha, definiu o projeto como “uma política pública que gera oportunidade real de transformação”. Já o secretário-executivo Esaú Aguiar destacou o caráter direto da proposta: “Foi pensado justamente para gerar resultados rápidos e efetivos”.
Além de Campo Grande, o programa formou turmas em Corumbá, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas. O evento de formatura é aberto aos familiares dos alunos e representantes das empresas parceiras.