O governador Eduardo Riedel (PSDB) manifestou apoio à comitiva formada pelos senadores sul-mato-grossenses Tereza Cristina (PP) e Nelsinho Trad (PSD), que viajam aos Estados Unidos para tentar reverter a tarifa de 50% imposta pelo governo de Donald Trump. A sobretaxa afeta diretamente as exportações de carne, celulose e ferro gusa, setores que representam 80% do impacto estimado em Mato Grosso do Sul.
A reunião entre Riedel e os parlamentares ocorreu na noite última quarta-feira (23), no receptivo do governo estadual, no Parque dos Poderes. Também participaram do encontro o secretário de Meio Ambiente, Jaime Verruck, e o secretário executivo do Escritório de Representação do Governo de MS em Brasília, Waldemir Moka (MDB). "O governador confiou na nossa comitiva e nos desejou sucesso nessa missão", declarou Nelsinho Trad.
A agenda oficial será entre os dias 28 e 30 de julho, em Washington, onde a comitiva terá reuniões com parlamentares e empresários americanos. O objetivo é reforçar o diálogo político e apresentar argumentos técnicos para suspender a medida. “Temos explicações detalhadas e vamos mostrar esses dados à contraparte americana para tentar minimizar os efeitos dessa medida”, afirmou Trad.
Antes da viagem, o grupo também se reuniu por videoconferência com o chanceler Mauro Vieira, que destacou os esforços da diplomacia brasileira. Segundo ele, nos últimos 15 anos os Estados Unidos mantiveram superávit de US$ 410 milhões na balança comercial com o Brasil, o que enfraquece a justificativa da tarifa adotada por Trump.
O estudo da Comissão de Relações Exteriores do Senado, presidida por Nelsinho, aponta que a medida pode colocar em risco até 1,9 milhão de empregos no Brasil. Os setores mais atingidos seriam carne, celulose, aço e energia. O relatório também indica que estados americanos como Califórnia, Texas, Flórida e Nova Jérsei devem sofrer impactos econômicos relevantes com a restrição.
Além de Tereza Cristina, a missão conta com os senadores Jaques Wagner (PT-BA) e Fernando Farias (MDB-AL) como titulares. Entre os suplentes estão Marcos Pontes (PL-SP), Rogério Carvalho (PT-SE), Esperidião Amin (PP-SC) e Carlos Viana (Podemos-MG). “Seguimos com ainda mais responsabilidade e determinação para proteger os empregos e a economia do nosso estado”, concluiu Trad.
• Leia também:
Senadores se reúnem com chanceler e embaixadora antes de missão oficial aos EUA
Nelsinho evita polêmica sobre Moraes e diz que foco está nos EUA
Senadores Nelsinho Trad e Tereza Cristina partem para missão em Washington para negociar tarifas do Donald Trump