Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 25 de Julho de 2025


Executivo Quinta-feira, 24 de Julho de 2025, 10:56 - A | A

Quinta-feira, 24 de Julho de 2025, 10h:56 - A | A

Tarifaço

Eduardo Riedel apoia missão contra tarifa dos EUA que ameaça Mato Grosso do Sul

Senadores de Mato Grosso do Sul viajam para tentar barrar sobretaxa de 50% imposta por Trump

Viviane Freitas
Capital News

Da assessoria

Eduardo Riedel apoia missão contra tarifa dos EUA que ameaça Mato Grosso do Sul

..

O governador Eduardo Riedel (PSDB) manifestou apoio à comitiva formada pelos senadores sul-mato-grossenses Tereza Cristina (PP) e Nelsinho Trad (PSD), que viajam aos Estados Unidos para tentar reverter a tarifa de 50% imposta pelo governo de Donald Trump. A sobretaxa afeta diretamente as exportações de carne, celulose e ferro gusa, setores que representam 80% do impacto estimado em Mato Grosso do Sul.

A reunião entre Riedel e os parlamentares ocorreu na noite última quarta-feira (23), no receptivo do governo estadual, no Parque dos Poderes. Também participaram do encontro o secretário de Meio Ambiente, Jaime Verruck, e o secretário executivo do Escritório de Representação do Governo de MS em Brasília, Waldemir Moka (MDB). "O governador confiou na nossa comitiva e nos desejou sucesso nessa missão", declarou Nelsinho Trad.

A agenda oficial será entre os dias 28 e 30 de julho, em Washington, onde a comitiva terá reuniões com parlamentares e empresários americanos. O objetivo é reforçar o diálogo político e apresentar argumentos técnicos para suspender a medida. “Temos explicações detalhadas e vamos mostrar esses dados à contraparte americana para tentar minimizar os efeitos dessa medida”, afirmou Trad.

Bruno Henrique

Eduardo Riedel apoia missão contra tarifa dos EUA que ameaça Mato Grosso do Sul

..

Antes da viagem, o grupo também se reuniu por videoconferência com o chanceler Mauro Vieira, que destacou os esforços da diplomacia brasileira. Segundo ele, nos últimos 15 anos os Estados Unidos mantiveram superávit de US$ 410 milhões na balança comercial com o Brasil, o que enfraquece a justificativa da tarifa adotada por Trump.

O estudo da Comissão de Relações Exteriores do Senado, presidida por Nelsinho, aponta que a medida pode colocar em risco até 1,9 milhão de empregos no Brasil. Os setores mais atingidos seriam carne, celulose, aço e energia. O relatório também indica que estados americanos como Califórnia, Texas, Flórida e Nova Jérsei devem sofrer impactos econômicos relevantes com a restrição.

Além de Tereza Cristina, a missão conta com os senadores Jaques Wagner (PT-BA) e Fernando Farias (MDB-AL) como titulares. Entre os suplentes estão Marcos Pontes (PL-SP), Rogério Carvalho (PT-SE), Esperidião Amin (PP-SC) e Carlos Viana (Podemos-MG). “Seguimos com ainda mais responsabilidade e determinação para proteger os empregos e a economia do nosso estado”, concluiu Trad.

• Leia também:
Senadores se reúnem com chanceler e embaixadora antes de missão oficial aos EUA
Nelsinho evita polêmica sobre Moraes e diz que foco está nos EUA

Senadores Nelsinho Trad e Tereza Cristina partem para missão em Washington para negociar tarifas do Donald Trump

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS