Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 17 de Agosto de 2026


Executivo Segunda-feira, 17 de Agosto de 2026, 19:40 - A | A

Segunda-feira, 17 de Agosto de 2026, 19h:40 - A | A

Política

Consórcio Brasil Central gera economia de 20% em compras de medicamentos, diz Eduardo Riedel

Governador de MS destacou que estratégia garante redução de custos e abastecimento das unidades de saúde

João Gabriel Vilalba
Capital News

Divulgação/ GOV-MS

Riedel em reunião no Consórcio Brasil Central

Riedel em reunião no Consórcio Brasil Central

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, presidiu nesta segunda-feira (17) uma reunião do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC), que discutiu estratégias de compras compartilhadas na área da saúde.

Durante o encontro, foi destacado que o Consórcio Brasil Central alcançou 20% de economia nas compras compartilhadas de medicamentos em 2026, ampliando a eficiência e a economicidade para Mato Grosso do Sul e os demais estados participantes dos processos licitatórios conjuntos.

Para 2027, o consórcio já iniciou o processo licitatório para a aquisição de 149 medicamentos, também com a adesão de todos os entes participantes.

“É uma discussão muito importante, porque o Consórcio já adquiriu R$ 75 milhões em medicamentos este ano, uma economia de aproximadamente 20%. Isso faz com que essa área, dentro do Mato Grosso do Sul, tenha medicamento a tempo e entregue nas nossas unidades de saúde”, afirmou Riedel.

Compras compartilhadas na saúde

A estratégia do Governo de Mato Grosso do Sul é ampliar a eficiência das compras públicas, reduzir custos e, ao mesmo tempo, assegurar o acesso aos medicamentos.

A proposta também prevê o acompanhamento da execução das atas de registro de preços até a entrega dos produtos aos estados, com o objetivo de garantir o abastecimento das unidades de saúde e a oferta de serviços públicos.

Além de Mato Grosso do Sul, participam do Consórcio Brasil Central o Distrito Federal e os estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia e Tocantins.

Consórcio Brasil Central também discute integração logística

Além das compras compartilhadas, a integração entre os entes consorciados foi destacada durante a reunião.

Riedel citou a atuação conjunta dos estados em projetos de integração logística e mencionou a Rota Bioceânica, que passa por Mato Grosso do Sul e tem como objetivo ampliar as conexões comerciais e logísticas entre o Brasil e países sul-americanos.

“É uma conversa produtiva em relação ao futuro, com os sete estados e novos projetos. O Consórcio tem uma atuação importante na área internacional, e a gente tem as rotas sul-americanas, em especial aqui em Mato Grosso do Sul, a Rota Bioceânica”, afirmou.

Segundo o governador, outros corredores logísticos também envolvem os estados participantes do consórcio, o que reforça a necessidade de articulação conjunta para o desenvolvimento da região.

Reunião avaliou ações do primeiro semestre

O encontro foi realizado de forma híbrida e reuniu dirigentes e representantes da estrutura técnica do Consórcio Brasil Central.

Durante a reunião, foram avaliados os principais resultados das ações desenvolvidas no primeiro semestre de 2026 e alinhadas as próximas frentes de trabalho da organização.

Riedel também apresentou uma prestação de contas dos projetos conduzidos de forma cooperada pelos sete entes que integram o consórcio.

Entre as iniciativas estão ações que utilizam a escala regional do Brasil Central para ampliar a capacidade de contratação, fortalecer a articulação institucional e desenvolver políticas públicas conjuntas.

Riedel assumiu presidência em fevereiro

Eduardo Riedel (PP-MS) foi empossado na presidência do Consórcio Brasil Central durante a Assembleia de Governadores do Brasil Central, realizada em Brasília (DF), em fevereiro deste ano.

Desde então, o governador passou a coordenar as ações conjuntas dos sete estados e do Distrito Federal que integram a estrutura, com foco em iniciativas de interesse comum nas áreas de saúde, logística, desenvolvimento econômico e integração regional.

• • • • • 
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS