A Prefeitura de Campo Grande firmou um Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério Público de Mato Grosso do Sul para combater o desaparecimento de pessoas no município. O compromisso foi assinado na última sexta-feira (16) e terá duração de quatro anos. “O objetivo é somar esforços e garantir respostas mais rápidas às famílias que enfrentam essa dor”, afirmou representante da prefeitura.
Com o acordo, Campo Grande passa a integrar o Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid), que promove a troca de informações entre órgãos públicos. “O Sinalid é uma ferramenta essencial para agilizar as buscas e conectar dados de forma estratégica”, destacou o MPMS.
O Ministério Público será responsável por inserir e atualizar os dados no sistema, fiscalizar os procedimentos, orientar os membros e promover campanhas de conscientização. Já a prefeitura deverá indicar servidores, garantir padronização das comunicações e manter o sistema atualizado por meio de um ponto focal.
Segundo a Sejusp, 72 desaparecimentos foram registrados na Capital até maio deste ano, superando os 66 casos de todo o ano passado. “A integração com o Sinalid representa um avanço importante na busca por pessoas desaparecidas”, completou o representante do Ministério Público.