Campo Grande Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Polícia Terça-feira, 19 de Julho de 2016, 11:05 - A | A

Terça-feira, 19 de Julho de 2016, 11h:05 - A | A

Operação

MPF reforça pedido de condenação de Bumlai, Cerveró, Vaccari Neto e outros sete réus da Lava Jato

Pedido foi protocolado na Justiça do Paraná nesta segunda-feira; Bumlai deve seguir para unidade de prisão

Liniker Ribeiro*
Capital News

Valter Campanato/Agência Brasil

José Carlos Bumlai

José Carlos Bumlai

O Ministério Público Federal (MPF) do Paraná protocolou nesta segunda-feira (18), o pedido da condenação judicial contra investigados na Operação Lava Jato, entre eles o pecuarista José Carlos Bumlai, o ex-diretor da área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró, o tesoureiro do PT João Vaccari Neto e outros sete réus.

Entre os crimes citados estão corrupção ativa e passiva, gestão fraudulenta contra instituição financeira e lavagem de dinheiro. Segundo o site de notícias G1 PR, o pedido do MPF ainda visa à devolução de pouco mais de R$ 53,5 milhões, montante referente a empréstimos concedidos pelo Banco Schahin a empresas de Bumlai cujo o PT seria o verdadeiro destinatário.

Também são exigidos a devolução de US$ 1 milhão referente à propina oferecida ao ex-gerente da Petrobras Eduardo Musa, como forma de reparar os danos causados à Petrobras no contrato de operação do navio-sonda Vitória 10.000.

Procuradores do MPF solicitaram o recolhimento de Bumlai a um estabelecimento prisional assim que terminar o tratamento de saúde que o pecuarista realiza e que, por isso, cumpre prisão domiciliar desde o dia 18 de março, sendo monitorado por tornezeleira eletrônica. (*Com inforações do G1 Paraná).

Defesa
Ao site, o advogado de Bumlai Edward de Carvalho disse que só vai se pronunciar nos autos do processo. A defesa dos demais envolvidos ainda não se pronunciou.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS