Campo Grande Terça-feira, 07 de Maio de 2024


Polícia Quinta-feira, 15 de Janeiro de 2009, 07:59 - A | A

Quinta-feira, 15 de Janeiro de 2009, 07h:59 - A | A

78 beneficiados com indulto não retornam à cadeia

Da redação (LM)

Dados da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen), mostram que 78 dos presos que receberam o direito de passar o Natal e o Ano Novo com as famílias ainda não retornaram para o cumprimento regular da pena. O número representa 4,2% do total de beneficiados com a liberdade provisória. Em Dourados, dos 605 liberados, 18 não retornaram. A Polícia Militar acredita que os fugitivos possam ter relação com os recentes arrastões na cidade.

De acordo com o comandante da PM de Dourados, Coronel Guilherme Gonçalves, o número de assaltos cometidos no município, aumentou 40% nas últimas semanas. Segundo ele, a cada caso de assalto solucionado, pelo menos um dos envolvidos é integrante do regime-semi-aberto.

Guilherme atribui a onda de crimes violentos em Dourados a participação dos albergados e das disputas entre grupos rivais e facções criminosas, que deixam rastro de terror e medo também nas regiões de fronteira.

O comandante destaca casos recentes de albergados envolvidos no crime, como o assalto em uma relojaria de Maracajú no último dia 07. Dois dos quatro envolvidos eram do regime semi-aberto. "Se não fosse o flagrante, seria mais difícil provar o envolvimento deles no crime, já que ambos estavam em horário de serviço e deveriam estar trabalhando", disse, observando que outros dois foram mortos e um outro foi preso em São Paulo. Juliano da Silva estava no benefício da saída temporária e foi detido por que o prazo para ele se apresentar em Dourados havia vencido.

De acordo com informações do Regime Semiaberto, os albergados foram liberados no dia 20 e teriam que voltar no dia 7. Quem não retornou é considerado foragido, e quando foi preso novamente, vão retornar ao regime fechado.

As saídas temporárias são restritas aos condenados que cumprem pena no semiaberto. Por isso, em tese, já vêm se preparando para voltar a conviver em sociedade. Tem direito à saída temporária o preso do regime semi-aberto, com bom comportamento, que cumpriu 1/6 da pena ou 1/4 se for reincidente. Ao todo, mato Grosso do Sul liberou 1.855 albergados. Destes, 605 são de Dourados, 875 da Comarca de Campo Grande e 375 do interior.

De acordo com a Polícia Militar, nos próximos dias todo o efetivo vai estar em pontos estratégicos do centro e bairros de Dourados. "Vamos reativar a operação que fizemos no Natal, mas desta vez com mais rigor", alerta coronel Guilherme. (Dourados Agora)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS