Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 24 de Setembro de 2025


Polícia Quarta-feira, 24 de Setembro de 2025, 08:26 - A | A

Quarta-feira, 24 de Setembro de 2025, 08h:26 - A | A

Mato Grosso do Sul

Polícia Federal deflagra operação contra o PCC em cinco estados

Ação cumpre mandados em Ponta Porã e tem como alvo dirigente de escola de samba de São Paulo

Elaine Oliveira
Capital News

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (23) a Operação Vila do Conde, com ações em Mato Grosso do Sul, São Paulo, Pará, Minas Gerais e Goiás. O objetivo é combater o tráfico internacional de drogas e a lavagem de capitais ligados à facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).

Em Ponta Porã, na fronteira de MS, foi cumprido um mandado de busca e apreensão. No total, a Justiça Federal expediu 22 mandados de prisão preventiva e 40 de busca e apreensão, autorizados pela 4ª Vara Federal de Belém (PA).

As investigações começaram após a apreensão de 458 quilos de cocaína em 9 de fevereiro de 2021, no Porto de Vila do Conde, em Barcarena (PA). A droga estava escondida em meio a uma carga de quartzo e teria como destino o Porto de Rotterdam, na Holanda.

O principal alvo da operação é Alexandre Constantino Furtado, vice-presidente da Liga das Escolas de Samba de São Paulo e presidente da escola Império Casa Verde, apontado como integrante do PCC.

Estrutura criminosa

De acordo com a PF, a facção montou uma rede logística para o envio de cocaína à Europa e utilizava empresas fictícias e investimentos em setores formais, como restaurantes e prestadores de serviços, para lavar o dinheiro obtido com o tráfico.

A investigação também identificou o papel de cada núcleo da organização: desde os fornecedores da droga até os responsáveis pelo embarque. O grupo contava ainda com um contador, encarregado de ocultar bens e movimentar recursos ilícitos dos líderes da facção.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS