Um cão da raça pitbull foi resgatado em situação de maus-tratos dentro de um estabelecimento comercial localizado na Vila Santo Eugênio, em Campo Grande. O flagrante aconteceu na manhã desta sexta-feira (18), após a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e Atendimento ao Turista (Decat) receber denúncias anônimas.
Ao chegar no local, os policiais civis encontraram o animal preso por uma corrente muito curta, em meio à sujeira de fezes e urina, sem acesso a água ou comida, e exposto ao frio. A perícia foi acionada para comprovar a situação de maus-tratos. “Ficou materializada a inadequação do estado em que o animal era mantido”, informou a Decat.
O cachorro foi resgatado e encaminhado para um lar temporário, onde ficará à disposição da Justiça. O tutor do pitbull se apresentou no local durante a ocorrência e foi imediatamente indiciado pelo crime de maus-tratos a animais. A pena para este tipo de crime varia entre 2 a 5 anos de prisão, além de multa e possível proibição da guarda de animais.
A Polícia Civil reforça o pedido para que casos de maus-tratos sejam denunciados. “As pessoas podem acionar diretamente a Decat ou ligar no 190”, orientou a equipe policial.