Campo Grande 00:00:00 Domingo, 01 de Junho de 2025


Polícia Sexta-feira, 30 de Maio de 2025, 18:09 - A | A

Sexta-feira, 30 de Maio de 2025, 18h:09 - A | A

“Operação Cyber Fake”

Ministério Público realiza operação contra extorsão sexual cibernética

“Cyber Fake” investiga uso de perfis falsos para extorsão com imagens íntimas

Elaine Oliveira
Capital News

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) deflagrou, nesta sexta-feira (30), a “Operação Cyber Fake”, que investiga casos de extorsão sexual cibernética, também conhecida como “sextorsão”, no município de Itaquiraí. A ação foi conduzida pela Unidade de Investigação de Crimes Cibernéticos (UICC), em conjunto com a 1ª Promotoria de Justiça local, e resultou no cumprimento de dois mandados de busca e apreensão.

Segundo as investigações, o principal suspeito se apresentava como especialista em segurança de redes sociais, oferecendo serviços de proteção e recuperação de contas no Instagram. Após conquistar a confiança das vítimas, ele obtinha acesso aos dispositivos eletrônicos e extraía fotos e vídeos íntimos, que eram usados para chantagem e extorsão.

Com posse do material, o investigado criava perfis falsos nas redes sociais para ameaçar a exposição pública das vítimas, exigindo pagamentos financeiros para impedir a divulgação dos conteúdos. Durante a operação, um celular e um computador foram apreendidos, e os equipamentos passarão por análise forense digital para aprofundar as investigações.

A UICC, que reúne membros do Ministério Público, além de policiais civis e militares, atua de forma especializada no combate aos crimes digitais no Estado. A operação demonstra a importância do uso de inteligência e tecnologia para responsabilizar criminosos que atuam no ambiente virtual.

O nome “Cyber Fake” faz referência à estratégia de engano e uso de identidades falsas empregada pelo investigado para se aproximar das vítimas.

O MPMS reforça o alerta à população para que não compartilhe senhas ou conceda acesso irrestrito a contas e dispositivos, especialmente diante de propostas não solicitadas ou suspeitas. Denúncias sobre crimes virtuais podem ser feitas por meio da Ouvidoria do Ministério Público, pelo link: https://ouvidoria.mpms.mp.br/.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS