Equipamentos instalados para afastar e monitorar onças-pintadas na área urbana de Corumbá, a 358 quilômetros de Campo Grande, desapareceram da região do Bairro Cacimba da Saúde. O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) constatou a ausência de dois repelentes luminosos e uma armadilha fotográfica durante manutenção feita na tarde de sexta-feira (8).
Segundo o IHP, os aparelhos eram usados para auxiliar o Grupo Técnico Onças Urbanas Corumbá-Ladário, formado por Ibama, Polícia Militar Ambiental, Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Defesa Civil, Jaguarte e o próprio instituto. “O material foi instalado para ajudar no afastamento do animal das proximidades das casas e no entendimento do seu comportamento”, informou o instituto.
O prejuízo financeiro é estimado em cerca de R$ 6 mil. Mais grave, segundo o IHP, é o impacto no monitoramento técnico da onça avistada na região e na definição de estratégias para evitar conflitos com a população.
Desde os primeiros registros de aparição, em março deste ano, moradores colaboram para manter os equipamentos em funcionamento, reforçando ações de convivência segura entre humanos e fauna. O instituto vai registrar boletim de ocorrência na Polícia Civil e pede que qualquer avistamento de onça seja comunicado à Polícia Militar Ambiental pelo telefone (67) 99266-4052.
Orientações do ICMBio para evitar riscos em áreas com onças:
Evite caminhar sozinho;
Faça barulho durante as trilhas;
Não realize caminhadas à noite, ao amanhecer ou entardecer;
Caso encontre uma onça, mantenha a calma, não corra e recue devagar;
Nunca se aproxime de filhotes;
Evite levar cães;
Fique atento a sinais como pegadas, fezes e carcaças de animais.
Mais informações sobre a espécie estão disponíveis no sistema SALVE (buscar “onça-pintada”) e no Guia Prático de Convivência – Predadores Silvestres e Animais Domésticos.