A partir de imagens de um animal sem cabeça boiando no Rio Paraguai-mirim, a Polícia Federal deflagrou a Operação Yaguara, nesta quinta-feira (3), em Corumbá. O objetivo de combater a caça ilegal de onça-pintada e a biopirataria no Pantanal.
Os policiais cumpriram quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal de Corumbá.
As investigações tiveram início em março de 2023, após o recebimento de notícia-crime e publicações de vídeo nos quais se via o corpo de uma onça-pintada adulta, sem cabeça, flutuando no leito do rio do Paraguai-mirim.
Instaurado o Inquérito Policial, foram realizadas diversas diligências pelo Pantanal, resultando em indícios que apontaram os possíveis envolvidos no crime, além da indicação de que a cabeça do animal fora vendida para o exterior, configurando também a prática de biopirataria.