Um homem foi preso no domingo (18) após ser flagrado promovendo rinhas de galos no bairro Jardim Tarumã, em Campo Grande. A Polícia Militar Ambiental encontrou no local uma arena de alvenaria onde o evento acontecia, com diversos participantes fazendo apostas. O responsável assumiu ser o organizador e dono dos animais, sendo conduzido à Delegacia de Polícia Civil.
“Encontramos 44 galos, muitos feridos e mantidos em condições precárias, sem água ou alimentação adequada”, informaram os agentes. A prática configura maus-tratos, segundo a legislação ambiental. O organizador foi multado em R$ 132 mil por conta das irregularidades e pela crueldade com os animais.
A rinha de galos é crime previsto em decreto federal e caracteriza espetáculo cruel, no qual os animais são forçados a lutar, muitas vezes até a morte. “Esses animais são submetidos a uso de esporões artificiais e substâncias que prolongam os combates, causando ferimentos graves”, explicaram as autoridades.
Denúncias de maus-tratos podem ser feitas na DECAT pelos telefones (67) 3325-2567 e 3382-9271 ou no Centro de Controle de Zoonoses pelos números (67) 3313-5000 e 3313-5001. Também é possível registrar ocorrência em qualquer delegacia ou através do Ministério Público pelo site oficial ou ouvidorias estaduais.