Uma adolescente de 15 anos levou uma faca para a Escola Estadual Maria de Lourdes Toledo Areias, no bairro Recanto dos Rouxinois, em Campo Grande, na manhã desta quarta-feira (3). A situação ocorreu após uma briga entre estudantes iniciada no dia anterior, que se estendeu em grupos de WhatsApp, onde a suspeita chegou a afirmar que levaria a arma para matar uma colega.
Por volta das 9h, a estudante entrou em surto dentro da escola, empunhou a faca e fez novas ameaças. Ela foi contida por colegas e professores antes de ferir alguém. Tanto a adolescente que portava a faca quanto a colega envolvida receberam atendimento médico preventivo do Corpo de Bombeiros.
A jovem, que possui diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA), foi encaminhada à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) para acompanhamento psicossocial e neurológico. A Polícia Militar também foi acionada para as providências legais.
Em nota, a Secretaria de Estado de Educação (SED) informou que o caso foi um “incidente isolado, rapidamente controlado”, envolvendo uma estudante que tentou agredir outras duas adolescentes.
A pasta destacou que, conforme o Protocolo da Rede Estadual de Ensino, a aluna foi contida imediatamente, e uma equipe de assistentes sociais e psicólogos educacionais foi acionada para o acompanhamento das jovens.
A SED reforçou ainda que atua em várias frentes de prevenção e monitoramento, com videomonitoramento, Ronda Escolar, equipes de inteligência e segurança em parceria com as Polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros, além da distribuição de cartilhas de orientação para situações de risco dentro das escolas.