Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 19 de Julho de 2024


Opinião Domingo, 23 de Junho de 2024, 13:23 - A | A

Domingo, 23 de Junho de 2024, 13h:23 - A | A

Opinião

Lendo e Aprendendo

Por Wanderson R. Monteiro*

Artigo de responsabilidade do autor
Envie seu artigo para [email protected]

A cultura é um aspecto fundamental da nossa existência, ela nos permite compreender as tradições, a história, as artes e as crenças que moldaram a sociedade em que vivemos. A cultura nos conecta com o passado, nos ajuda a entender o presente, e nos permite construir um futuro mais promissor.

Dentre as formas mais importantes de se adquirir cultura, a leitura é uma das mais eficazes. Ler é uma atividade que nos permite adquirir conhecimento, ampliar nossos horizontes e desenvolver habilidades importantes como a criatividade e a empatia. Além disso, a leitura é uma atividade prazerosa, que nos permite viajar para mundos distantes e conhecer pessoas e realidades diferentes da nossa.

A leitura é, portanto, um elemento fundamental para a formação cultural das pessoas. Através dos livros, podemos conhecer diferentes épocas e culturas, entender melhor o mundo que nos cerca e refletir sobre questões importantes da vida. Os livros são verdadeiros tesouros, que guardam em suas páginas os segredos da humanidade e nos permitem acessar um universo grandioso de ideias e possibilidades.

Mas não é apenas a cultura que é enriquecida pela leitura, a vida das pessoas também pode ser transformada por ela. Ler nos permite desenvolver habilidades importantes como a capacidade de argumentação, o pensamento crítico e a criatividade. Além disso, a leitura nos permite acessar conhecimentos importantes sobre a saúde, a psicologia, a economia e outras áreas do conhecimento que podem ser úteis para a nossa vida cotidiana.

Diferente do que muitos imaginam, a leitura não deve ser vista como uma atividade isolada, mas sim como parte de um processo de formação contínua. É fundamental que as pessoas desenvolvam o hábito de ler desde cedo, para que possam adquirir as habilidades necessárias para compreender o mundo em que vivem e se tornar cidadãos mais críticos e engajados. Por isso, é importante que as escolas e as famílias incentivem a leitura desde a infância, para que as crianças possam desenvolver o amor pelos livros e pela cultura desde cedo.

A leitura é uma das formas mais importantes de se adquirir cultura e conhecimento, e os livros são verdadeiros tesouros, que guardam em suas páginas os segredos da humanidade e nos permitem acessar um universo de ideias e possibilidades. Por isso, devemos valorizar e incentivar a leitura como um elemento fundamental para a formação cultural das pessoas e para a construção de um futuro mais promissor, cheio de conhecimento e, principalmente, de compreensão.


*Wanderson R. Monteiro
Autor do livro “Cosmovisão Em Crise: A Importância do Conhecimento Teológico e Filosófico Para o Líder Cristão na Pós-Modernidade”.
Dr. Honoris Causa em Literatura e Dr. Honoris Causa em Jornalismo.
Bacharel em Teologia, graduando em Pedagogia. Acadêmico Correspondente da FEBACLA.
Acadêmico Fundador da AHBLA. Acadêmico Imortal da AINTE.
Vencedor de quatro prêmios literários. Coautor de 13 livros e quatro revistas.
(São Sebastião do Anta - MG)

 

• • • • •

 

A veracidade dos dados, opiniões e conteúdo deste artigo é de integral responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Capital News

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS