Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Opinião Domingo, 24 de Janeiro de 2021, 07:00 - A | A

Domingo, 24 de Janeiro de 2021, 07h:00 - A | A

Opinião

Em Busca de Um “Salvador”

Por Wanderson R. Monteiro*

Artigo de responsabilidade do autor
Envie seu artigo para [email protected]

Estamos passando por momentos conturbados. Estamos vendo, e vivendo, uma série de convulsões e problemas em várias áreas e sistemas de todo o mundo e, diante dos quais, vemos vários levantes, ações e revoltas, "buscando" encontrar soluções para todos os problemas que estão nos assolando, e nos trazendo uma série de desafios.

Divulgação

Wanderson R. Monteiro - Artigo

Wanderson R. Monteiro

 

Diante de tudo oque está ocorrendo, duas coisas têm se destacado, são elas: a busca por culpados, e a busca de um grupo, ou pessoa, que irá resolver todos os problemas que se apresentam. Essas são as duas principais preocupações em toda crise.


Desde o início de todos os problemas causados pela pandemia nós vimos muitas pessoas apontando culpados, buscando encontrar alguém que fosse responsável por tudo o que veio a acontecer. Dentro desse grupo que "buscava" encontrar os "responsáveis" pelo ocorrido se encontram personalidades públicas e da mídia, ongs, associações, governos, presidentes... todos participando do jogo de empurra-empurra, fazendo pronunciamentos e declarações alarmantes apontando culpados e se inocentando, talvez, para afastarem a atenção daquilo que realmente era importante.

 

Depois de passado esse primeiro momento, onde a "preocupação" era encontrar os culpados, chegamos ao momento em que as consequências da pandemia chegaram com todo seu poder, e agora a preocupação de todos é encontrar alguém que "tire" o mundo do completo estado de caos em que ele se encontra, sanando todos os problemas e consequências "causados pela pandemia", não importando quem seja, ou de onde vem, e esse desespero por um "salvador" pode pode trazer grandes problemas para todos.

 

Em todas as grandes crises sempre aparecem pessoas ou grupos que se apresentam como "salvadores", que chegam criticando e determinadas ações daqueles que estão nas posições de poder, alardeando que suas ideias e soluções são melhores, e que a partir de suas ações tudo ficará melhor e todo o caos cessará mas, já passou da hora de entendermos que as coisas não funcionam dessa forma. Já vimos vários exemplos de pessoas que se anunciaram como "salvadores" e que, quando tiveram a chance, fizeram o mesmo, ou pior, do que aqueles a quem criticaram, contribuindo ainda mais para o caos que diziam que iriam resolver.

 

Todos sabemos que precisamos de soluções para os problemas que se apresentam diante de nós, mas devemos tomar cuidado com o apego e a esperança que a sociedade deposita em determinadas ideias, soluções e, principalmente, naqueles que dizem que irão "salvar" o população de todas as coisas ruins que nos assola, pois o desespero por alguém que nos "salve" pode acabar nos levando a eterna perdição.

 

 

*Wanderson R. Monteiro
(Bacharel em Teologia pelo ICP)
(São Sebastião do Anta – MG)
[email protected]

 

 

 

• • • • •

 

A veracidade dos dados, opiniões e conteúdo deste artigo é de integral responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Capital News

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS