Quarta-feira, 02 de Abril de 2008, 16h:35 -
A
|
A
Projeto turístico da Região Norte de MS é discutido em reunião
Da Assessoria
O Sebrae realiza nesta quarta-feira, 2 de abril, em Sonora, mais uma reunião de trabalho do projeto “Eco-Oportunidades para Investidores Inteligentes”. Na ocasião, será apresentado o projeto-âncora, um Resort no Pantanal Sul-mato-grossense, com previsão de capacidade de 300 leitos. “A essência do projeto é o desenvolvimento a partir das potencialidades da região norte, tendo como foco o Pantanal e a valorização do homem pantaneiro”, salienta a diretora de operações do Sebrae/MS, Maristela de Oliveira França.
A apresentação é destinada à comunidade em geral, entidades envolvidas no setor turístico, agentes públicos, empresas privadas e organismos não governamentais. “Nós queremos sensibilizar as pessoas quanto à importância de cada cidade, cada município”, enfatiza a diretora.
O objetivo do projeto, pensado e estruturado em 2007, é consolidar o desenvolvimento do território a partir de suas potencialidades turísticas naturais e artístico-culturais. Além de Sonora, outros cinco municípios estão envolvidos nesse processo de desenvolvimento: Rio Negro, São Gabriel d´Oeste, Pedro Gomes, Rio Verde e Coxim.
Trata-se de uma região prioritária para o governo do Estado, ao passo que apresenta uma dicotomia entre a necessidade de desenvolvimento econômico e uma região ambientalmente restritiva à instalação de indústrias poluentes. Serão priorizadas a formação da mão-de-obra local e a disseminação da consciência sócio-ambiental, de forma a gerar ocupação produtiva, renda e colocação no mercado profissional.
Parceiros como Sebrae, universidades, federações, associações empresariais, governos estadual e municipais estão unidos na busca de soluções sustentáveis para o desenvolvimento.
Uma das metas do projeto “Eco-Oportunidades para Investidores Inteligentes” é promover as oportunidades de investimento em empreendimentos necessários para a sustentação da atividade turística, atraindo investidores para instalação e adequação dos equipamentos turísticos e capacitando os gestores e empresários dos empreendimentos.
O projeto que já foi apresentado para investidores na Alemanha, França e Inglaterra, prevê ainda a formação de grupos municipais para o desenvolvimento dos trabalhos. “Temos o apoio da ONG alemã Kolping, que vai nos ajudar na capacitação da mão-de-obra com orientações de como receber o turista e valorizar a cultura daquela região”, afirma Maristela.
Serviço
A apresentação do projeto vai acontecer no salão paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, na Rua Marcelo Miranda Soares s/n. O evento terá início às 19 horas. (Informações Sebrae/MS)