O dólar caro tem suas vantagens: garantiu à indústria do turismo brasileira um excelente começo de 2009. Destinos nacionais prevalecem sobre as viagens ao exterior, e a ocupação nos hotéis do país aumentou consideravelmente.
O novo passatempo da empresária Janine Saponara é rever as fotos das viagens com o filho de 11 anos. Mas agora no Carnaval eles vão dar um tempo à Torre Eiffel, à Torre de Pisa e à turma do Mickey nos parques da Flórida. Desta vez, mãe e filho rumam para Bahia.
“Vamos para Praia do Espelho. No meio do ano, a gente está pensando em ir ao Pantanal e vamos ver se até o final do ano vamos para Amazônia”, diz Janine.
Com a piora da crise internacional, as agências e as operadoras de turismo apostavam em uma queda nas vendas para as férias de janeiro.
Mas não foi o que aconteceu. O aumento do dólar fez muito turista alterar os planos e trocar o exterior por viagens nacionais.
Uma pesquisa feita por uma das maiores operadoras do país revela que o movimento nos hotéis nacionais cresceu quase 23% no começo do ano na comparação com o mesmo período de 2008.
“Janeiro pra nós nos surpreendeu, houve um crescimento muito bom tanto no turismo de negócios, quanto no turismo de lazer”, comenta o coordenador da pesquisa, Daniel Santos.
Isso não quer dizer que o turista esteja disposto a extravagâncias. Na hora de negociar escolheu hotéis mais baratos, passeios e restaurantes econômicos.
“É muito mais por precaução do que de fato por queda de poder aquisitivo. As pessoas preocupadas com o futuro resolveram gastar menos. Mas o importante é que o mercado cresceu e está crescendo”, avalia o diretor da Associação Brasileira de Viagens, Amauri Caldeira.
Ocupação nos voos
Nas companhias aéreas o número de passageiros nos voos domésticos subiu quase 10%, em relação a janeiro de 2008, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil. Já nas linhas internacionais, operadas por empresas brasileiras, a queda foi de quase 8%.
“Eu acredito que vamos ter um crescimento acentuado, vamos ter muitas pessoas viajando, e nós acreditamos que vá ser um bom ano para o turismo nacional”, Constantino Karacostas, dono de agência de viagens. (Fonte: G1)
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