Campo Grande Sábado, 18 de Maio de 2024



Internacional Segunda-feira, 15 de Abril de 2013, 18:53 - A | A

Segunda-feira, 15 de Abril de 2013, 18h:53 - A | A

Maduro é eleito presidente da Venezuela

Fernanda Kintschner - Capital News (www.capitanews.com.br)

Nicolás Maduro foi eleito presidente da Venezuela com 50,66% dos votos. A eleição ocorreu neste domingo (14), contra o oposicionista Henrique Capriles, que obteve 49,07% dos votos.

O vencedor, que já ocupava o governo após saída de Hugo Chavez, é considerado herdeiro político do chavismo e ficará no poder até 2019. A votação ocorreu 40 dias após a morte de Chavez por consequências do câncer.

Mais de 19 milhões de eleitores são cadastrados e 78% deles foram às urnas. O segundo colocado não reconheceu a vitória de Maduro e pediu a recontagem dos votos.

Segundo o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, o país apoia as declarações emitidas pelo chefe da missão de acompanhamento eleitoral da Unasul (União das Nações Sul-Americanas), o argentino Chacho Alvarez, que afirmou ser necessário respeitar o resultado, anunciado pela autoridade eleitoral máxima venezuelana, o Conselho Nacional Eleitoral.

"O conselho, quando dá um resultado eleitoral, é porque considera que os resultados são irreversíveis", afirmou Patriota nesta segunda-feira (15) após encontro com o chanceler da Venezuela, Luis Fernando Carreira Castro, em Brasília.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS