Sábado, 18 de Maio de 2024



Internacional Sábado, 30 de Março de 2013, 15:49 - A | A

Sábado, 30 de Março de 2013, 15h:49 - A | A

Coreia do Norte informa ter entrado em \'estado de guerra\' com rival do Sul

Fernanda Kintschner - Capital News (www.capitalnews.com.br)

A Coreia do Norte afirmou neste sábado (30) que está em "estado de guerra" com a Coreia do Sul, segundo informou a agência oficial de notícias norte-coreana KCNA. Segundo comunicado, quaisquer questões entre os dois países serão tratadas sobre esta base.

A do Norte afirma que a ação foi após a Organização das Nações Unidas ter decidido, em 7 de março, impor novas sanções internacionais ao regime norte-coreano, em represália ao terceiro teste nuclear feito pelo país comunista, em fevereiro.

O texto do comunidade adverte que qualquer provocação militar próximo às fronteiras terrestres ou marítimas das Coreias acarretaria "um conflito em grande escala e uma guerra nuclear".

Segundo especialistas, a Coreia do Sul e a Coreia do Norte travam conflitos desde 1950, mas em 53 encerraram os ataques, mas não com um tratado de paz. Agências da notícias da Coreia do Sul afirmam não ter ocorrido movimentações bélicas até o momento, mas a anulação do cessar-fogo abre, teoricamente, o caminho para o reinício das hostilidades.

A Coreia do Norte é comandada pelo jovem ditador Kim Jong-un, de cerca de 30 anos, considerado menos previsível que seu pai, Kim Jong-il, que "barganhava" ameaças de guerra por ajuda internacional ao país.

Também nesta sexta, a Coreia do Norte afirmou que estava direcionando seus mísseis para atacar o território dos EUA e bases americanas no Pacífico e na própria Coreia do Sul, o que levou a Rússia a manifestar preocupação e pedir cautela.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS