As rodovias estaduais que ainda não foram pavimentadas, mas que são consideradas imprescindíveis para os produtores rurais sul-mato-grossenses assegurarem o escoamento da safra estão sendo recuperadas pela Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul).
De acordo com a programação a ser cumprida até o dia 20 de dezembro, as obras de patrolamento, encascalhmento e compactação estão sendo executadas nos municípios de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Miranda, Ponta Porã, Paranaíba, Naviraí, Corumbá, Nova Andradina, Coxim, Amambai, Jardim, Maracaju, Costa Rica, Camapuã, Bela Vista e Rio Negro.
A recuperação, explicou o secretário de Obras Públicas e de Transportes Edson Giroto, está acontecendo na MS-347 (Dois Irmãos – Córrego Engenho), MS-455 (Gameleira – Capão Seco) e MS-080 (Campo Grande – Rochedo); MS-156 (Dourados – Entroncamento da BR-163); MS-324 (Entroncamento da MS-351 – Água Clara), MS-338 (Entroncamento da BR-262 – Córrego Lagoa) e MS-459 (Entroncamento da MS-040 – Arapuá); MS-339 (Bodoquena – Morraria – Fazenda Salobra), MS-178 (Bonito – KM 30) e MS-345 (Entroncamento da BR-419 (KM 21) – Bonito); MS-380 (Ponta Cay – Campanário) e MS-280 (Ponta Cay – Laguna Carapã); MS-316 (Entroncamento da MS-240 – Aparecida do Taboado), MS-310 (Entroncamento da MS-240 – Entroncamento da MS-112) e MS-112 (São Pedro – Cassilândia); MS-386 (Japorã – Iguatemi); MS-184 (Curva do Leque – Buraco das Piranhas) e MS-228 (Lampião Aceso – Fazenda Alegria); MS-316 (Entroncamento da MS-240 – Aparecida do Taboado) e MS-310 (Entroncamento da MS-240 – Entroncamento da MS-112); MS-423 (Entroncamento da BR-163 – Serra da Alegria – Fazenda Buritizal), MS-217 (Entroncamento da MS-223 – Pólvora – Entroncamento da MS-135) e MS-215 (Pedro Gomes – Rio do Peixe); MS-165 (Coronel Sapucaia – Paranhos); MS-382 (Guia Lopes da Laguna – Entroncamento da MS-270); MS-466 (Entroncamento da MS-455 – Ponte do Curralinho), MS-455 (Usina Passatempo – Entroncamento da MS-466) e MS-455 (Entroncamento da BR-267 – Entroncamento da MS-258); MS-316 (Costa Rica – Entroncamento da MS-306) e MS-223 (Costa Rica – Figueirão); MS-223 (Figueirão – Jauru) e MS-436 (Pontinha do Coxo – Camapuã); MS-166 (Antônio João – Cabeceira do Apa – MS-060) e MS-340 (Baianópolis (Fala Verdade) – Entroncamento da MS-080) e MS-229 (Entroncamento da MS-080 – Fazenda Imaculada).
O secretário, com base no ritmo acelerado das obras de recuperação das estradas de chão, acredita que a programação será cumprida dentro do prazo previsto. “O somatório de forças das residências da Agesul tem sido fator preponderante nas ações empreendidas pela Seop”, justificou Giroto.