A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) alterou o projeto que dará concessões para empresas privadas administrarem rodovias federais em Mato Grosso do Sul por meio de pedágios.
Na nova proposta foram excluídos os trechos das rodovias BR-262/MS e BR-267/MS, ambos entre os respectivos entroncamentos dessas rodovias com a BR-163/MS e a divisa com o estado de São Paulo.
A rodovia integra o Programa de Investimentos em Logística, anunciado no ano passado pelo Governo Federal.
O sistema rodoviário, que se inicia na divisa com o estado do Mato Grosso e termina na divisa com o Paraná, possuí extensão de 847,2 km e abrange 20 municípios do Mato Grosso do Sul: Bandeirantes, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Coxim, Douradina, Dourados, Eldorado, Itaquiraí, Jaraguari, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Pedro Gomes, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Sonora.
Ao todo a BR-163 terá nove potnos de pedágio: Mundo Novo (km 30), Itaquiraí/ Naviraí (km 115), Caarapó (km 226), Rio Brilhante (km 314), Campo Grande (km 429), Bandeirantes/Rochedo/Jaraguari (km 537), São Gabriel do Oeste/Camapuã (km601), Rio Verde de Mato Grosso (km 705) e Pedro Gomes/Sonora (km 823).
O valor médio por km/rodado será de R$ 0,0792. Os valores dos pedágios irá varia de R$ 5,70 a R$ 8,80. A cobrança da tarifa de pedágio somente poderá ter início após a conclusão dos trabalhos iniciais no sistema rodoviário e a execução de 10% das obras de duplicação.
O trecho concedido deverá ser totalmente duplicado até o final do 5º ano do prazo da concessão. O investimento e os custos operacionais somarão de R$ 9,63 bilhões.
Entre as melhorias que deverão ser realizadas na BR-163 estão:
• Implantação de 62 interseções, sendo 55 interconexões diamante, 5 interconexões trombeta, 2 interconexões trevo até o 5º ano e outras 11 interseções até o final da concessão;
• Implantação de 2 retornos operacionais até o final da concessão;
• Implantação de 16 passarelas até o 5º ano e outras 3 passarelas até o final da concessão;
• Implantação de 3 melhorias em acesso até o 5º ano e 1 outra melhoria em acesso até o final da concessão;
• Implantação de 35,3 km de vias marginais em travessias urbanas, segundo extensões definidas no PER até o 5º ano e outros 6,0 km até o final da concessão;
• Implantação de contorno de 4,4 km em Mundo Novo (MS), 2,5 km em Eldorado (MS), 10 km em Caarapó (MS) e 2,5 km em Vila Varga (MS).