O Diário Oficial da União publicou, no dia 21 de outubro, portaria da Superintendência Regional do Incra em Mato Grosso do Sul criando o projeto de assentamento (PA) São Joaquim. O mais novo PA criado no Estado fica no município de Selvíria, a 408 quilômetros de Campo Grande. Desapropriado recentemente, São Joaquim tem uma área de 3.425 hectares e será destinada a 240 famílias vinculadas à Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri).
Para o presidente da Fetagri no estado, Geraldo Teixeira de Almeida, a desapropriação da São Joaquim valoriza o esforço dos que militam na luta pela reforma agrária. “Agora, com as famílias assentadas, essa terra vai cumprir, de fato, sua função social”.
O processo de desapropriação da fazenda São Joaquim teve início em maio de 2006, com a vistoria realizada por técnicos do Incra que a considerou improdutiva. Em 19 de março de 2007, a Presidência da República publicou decreto que declarou o imóvel como de interesse social e o destinou ao Programa Nacional de Reforma Agrária. Sucessivos recursos impetrados pelo proprietário do imóvel atrasaram a imissão na posse da área.
Para o superintendente do Incra no Estado, Flodoaldo Alves de Alencar, o novo assentamento vai levar desenvolvimento à região de Selvíria. “São mais de 1200 novos habitantes que vão produzir e gerar riquezas para o município”, afirma Alencar. (Assessoria)