Segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, de março até hoje (14), 22 municípios sul-mato-grossenses decretaram situação de emergência na área municipal afetada por estiagem. No Diário Oficial de hoje (14), um decreto do governador André Puccinelli homologou, pelo prazo de noventa dias, situação de emergência, também devido à estiagem, ao município de Iguatemi.
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil informa que em um ano, 31 decretos foram homologados pelo governo estadual sobre situação de emergência nas áreas rurais municipais, por estiagem. Além disso, 20 municípios sul-mato-grossenses foram reconhecidos pelo Ministério da Integração em situação de emergência.
No início deste mês a Prefeitura Municipal de Campo Grande também decretou situação de emergência em toda a área rural do município afetada pela estiagem. A irregularidade das chuvas no período crítico de estiagem vem provocando prejuízos nas lavouras de milho safrinha. E ainda prejudicando os agricultores e pecuaristas, comprometendo a produção leiteira e hortifrutigranjeira, assim como a pecuária de corte, pela falta de pastos.
Iguatemi
A Prefeitura Municipal de Iguatemi informou que, nos meses de março e abril de 2009, o baixo índice pluviométrico registrado no município, aliado às altas temperaturas, provocou perdas consideráveis à agricultura e à pecuária. E que os prejuízos ocasionados ao setor agropecuário refletirão de imediato no plano socioeconômico e, diretamente, na capacidade do município de atender à demanda da comunidade.
Conforme o decreto do governador André Puccinelli, os órgãos componentes da administração direta e indireta estadual ficam autorizados a prestar apoio suplementar ao município afetado, mediante prévia articulação com o órgão de coordenação do Sistema Estadual de Defesa Civil. (Com assessoria)
.